Anvisa autoriza importação das vacinas Sputnik V e Covaxin no Brasil

Os dois imunizantes já tiveram pedidos de liberação negados pela agência anteriormente.

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, durante reunião extraordinária nesta sexta-feira (04), a importação e distribuição da vacina russa Sputnik V e a indiana Covaxin no Brasil. Os dois imunizantes já tiveram pedidos de liberação negados pela agência anteriormente.

Composto por cinco diretores, a maioria do colegiado da Anvisa aprovou o imunizante russo, mas os três pareceres técnicos, que devem ser apresentados hoje, deverão fazer ressalvas. 

Anvisa autoriza importação da Sputnik V e Covaxin (Foto: Agência Brasil) 

"Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo Ministério da Saúde: 4 milhões de doses", disse Alex Machado Campos, diretor da agência.

Pelo menos 20 milhões de doses da vacina indiana são previstas em um acordo de aquisição com o governo federal. Até o momento, a Anvisa já concedeu registro definitivo às vacinas comercializadas pela Pfizer e pela Fiocruz. Já os imunizantes Coronavac, Janssen e Covishield receberam apenas a autorização para o uso emergencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES