Apenas 13 mortes: Entenda como Paraguai controlou a pandemia do Covid - Uma resposta imediata

Com cerca de 1,4 mil casos confirmados e 13 mortes, país é até agora um dos menos afetados pelo novo coronavírus. - Uma resposta imediata

Slide 2 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma resposta imediata

"Uma das principais razões é que o governo paraguaio agiu com muita rapidez", explica Carin Zissis, diretora do site de análise Sociedade das Américas/Conselho das Américas (AS/COA), que publicou um relatório esta semana sobre a pandemia na América Latina.

No início de fevereiro, quando nenhum caso de Covid-19 havia sido registrado ainda, o governo de Mario Abdo Benítez suspendeu os vistos para todos os cidadãos da República Popular da China , bem como para qualquer estrangeiro que viajasse para a China continental.

Então, em 10 de março, três dias após a confirmação dos dois primeiros casos no país - os de dois cidadãos do Equador e da Argentina - Abdo, apoiado pelo ministro da Saúde , Julio Mazzoleni, decretou o isolamento preventivo em nível nacional.

Entre as primeiras medidas, estavam a suspensão das aulas nas escolas, a restrição de todos os eventos públicos e privados e a declaração do toque de recolher noturno.

Isso foi um dia antes da Organização Mundial da Saúde ( OMS ) declarar o surto de coronavírus uma "pandemia".

"Nosso argumento era que esses casos vieram de países onde a transmissão do vírus ainda não era comunitária", diz Juan Carlos Portillo, diretor-geral de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai.

"A pergunta que fizemos foi: 'Podemos descartar que não temos circulação comunitária do vírus em nosso país?' E a resposta foi não. Além disso, sabíamos que nosso sistema de saúde é fraco", acrescenta Portillo, "e que tanto a estrutura quanto os profissionais de saúde estava sob pressão há semanas pela pior epidemia de dengue no Paraguai."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES