Apenas 15% dos piauienses tomaram a segunda dose de reforço contra a Covid

Segundo Neris Júnior, a aplicação da segunda dose de reforço está muito lenta o que causa preocupação

Apenas 15% dos piauienses tomaram a segunda dose de reforço contra a Covid | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior demonstra preocupação com a ausência do piauiense para tomar as doses de reforço da vacina contra a Covid-19, principalmente a segunda dose (R2). Segundo dados do Vacinômetro, apenas 517.427 pessoas tomaram a segunda dose de reforço, o que representa 15,81% da população elegível. A primeira dose de reforço foi aplicada em 55,33% da população, representando 1.810.664 piauienses.

O município de Sebastião Leal é o primeiro lugar em imunização com a primeira dose (R1) de reforço, tendo vacinado 100% da população elegível. Mas na segunda dose de reforço (R2), a cidade ficou em quinto lugar com 32,46% da população imunizada. Na segunda dose de reforço (R2), apenas a cidade de Francinópolis atingiu 51,23%  da população imunizada.

Apenas 15% dos piauienses tomaram a segunda dose de reforço contra a Covid - Foto: Ascom

Pelo menos 11 cidades do Piauí não conseguiram vacinar 40% da população com a primeira dose de reforço (R1). São elas, Porto (39,73%), Redenção do Gurguéia (39,62%), Paes Landim (39,36%), Ribeiro Gonçalves (38,70%), Bertolínia (38,67%), Novo Oriente do Piauí( 38,32%), Juazeiro do Piauí (37,24% ), Santa Filomena (34,83%), São Gonçalo do Gurguéia (33,87%), Fronteiras ( 33,44%) e Curral Novo do Piauí( 24,71%).

O vacinômetro atesta que 36 cidades do estado vacinaram menos de 7% da população com a segunda dose de reforço (R2). São elas, Santa Filomena, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Conceicão do Canindé, Campinas do Piauí, Guaribas, São Francisco do  Piauí, Demerval Lobão, Paulistana, São Luis do Piauí, Boa Hora, Várzea Branca e Pedro II.

Além de Madeiro, Nazária, Flores do Piauí, Acauã, Inhuma, Wall Ferraz, Palmeirais, Francisco Macedo, Padre Marcos, Riacho Frio, Bocaina, Eliseu Martins, Assuncão do Piauí, Várzea Grande, Bela Vista do Piauí, Boqueirão do Piauí,  Buriti dos Lopes, Curral Novo do Piauí,  Alvorada do Gurguéia, São João da Varjota, São José do Divino, Campo Largo do Piauí, Sebastião Barros e Juazeiro do Piauí. 

As cidades de Sebastião Barros e Juazeiro do Piauí têm os piores índices de vacinação de segunda dose de reforço (R2), com apenas 0,92% e 0,47% da população elegível imunizada. Em Sebastião Barros, são 3.469 moradores aptos a serem imunizados com a segunda dose de reforço e apenas 32 compareceram aos postos de saúde. Em Juazeiro do Piauí, são 5.478 e apenas 26 se vacinaram com a segunda dose de reforço.

Segundo Neris Júnior, a aplicação da segunda dose de reforço está muito lenta o que causa preocupação. “É extremamente importante que o piauiense compareça aos postos para tomar o seu reforço contra a Covid. Só assim, vamos nos proteger das consequências do vírus, que tem sofrido muitas mutações e está driblando as defesas do nosso organismo levando pessoas mais fragilizadas aos hospitais e até a óbito. Não é isso que queremos”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES