AstraZeneca confirma a W.Dias entrega de 2 milhões de doses de vacina

A farmacêutica confirmou ainda que até sexta (8) entra com o pedido emergencial, que permite, em um prazo máximo de 10 dias, ter a autorização da Anvisa.

nm | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias, como presidente do Consórcio Nordeste e representando o Fórum dos Governadores, reuniu-se, virtualmente, nesta quarta-feira (06), com as equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da AstraZeneca Brasil, que confirmou a entrega de dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ainda em janeiro.

“A AstraZeneca confirmou a entrega das vacinas ainda em janeiro e, até sexta-feira (8), entra com o pedido emergencial, que permite, em um prazo máximo de 10 dias, ter a autorização da Anvisa para o uso, tanto dessas doses quanto do TFA, que é o princípio ativo da AstraZeneca e que, por meio da Fiocruz, faz a vacina pronta para distribuição”, afirmou Wellington.

Foto - Divulgação

A Friocruz, o Instituto Butantan e a Sinovac enviarão o pedido de autorização de uso emergencial das vacinas à Anvisa, que terá um prazo de 10 dias para se pronunciar. Com essa autorização, os laboratórios poderão iniciar a distribuição das doses em todo o Brasil.

O governador terá uma reunião, na próxima segunda-feira (11), para discutir a elaboração de um cronograma de vacinação. “A Anvisa, por essa sistemática, tem o prazo de 10 dias, entre 8 a 18 de janeiro, para se pronunciar e esperamos pela validação dessas vacinas, considerando a segurança e eficácia já demonstradas pelas avaliações de outras agências reguladoras internacionais. Com isso, teremos condições de iniciar imediatamente vacinação no Brasil, portanto, é real a possibilidade da distribuição para todo o território nacional em 21 de janeiro. Os governadores dos estados estão prontos, bem como os municípios como parceiros para a aplicação da vacina. Por isso, estamos buscando agora acertar o passo. A ideia é que, na segunda-feira, na reunião com as autoridades de diferentes áreas, possamos ter o cronograma para vacinação no Brasil, claro, com muita responsabilidade, mas também com a urgência e agilidade que a situação exige”, frisou Dias.

Foto - Divulgação

De acordo com o cronograma previsto pela Fiocruz, a expectativa de produção é de 50 milhões de doses até o mês de abril. “O que acertamos foi para que tenhamos algo como 50 milhões de doses para o Ministério da Saúde, destinado ao Plano Nacional de Imunização, até o mês de abril. Também deixamos como pedido dos governadores do Brasil para que a AstraZeneca possa ampliar a produção das doses, alcançando capacidade plena da Fiocruz, que pode chegar a 30 milhões de doses de vacina por mês, isso permitirá que o Brasil tenha um processo de imunização mais célere, incluindo a possibilidade de atender a outros países que precisam também da vacina”, disse Wellington.

Fonte: Governo do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES