Autoridades culpam salmão pelo novo foco de covid

China tenta evitar novo surto da doença e teme que ela possa estar chegando no país através de peixes importados

| Getty Images via BBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um salmão importado é o principal suspeito de um surto novo de Covid-19 que está paralisando Pequim, segundo as autoridades. E as repercussões da situação estão chegando até o Chile, que é o segundo maior exportador de salmão do mundo. Informação do site G1

Segundo a cadeia chinesa CCTV, até quarta-feira (17) as autoridades do país asiático só haviam proibido expressamente as importações de salmão da Europa, que seria a origem do pescado supostamente contaminado.

Mas todas as vendas de salmão sofreram o impacto. Mesmo antes da proibição, diversos supermercados e restaurantes se apressaram em retirar o produto de circulação.

"Apesar de não haver restrição oficial para a entrada do produto, o medo dos consumidores da China faz com que o salmão não esteja mais entrando no país", afirma uma reportagem do jornal chileno 'La Tercera'.

A situação afetou os preços do produto, mesmo que a China seja apenas o quinto maior mercado para os produtores chilenos de salmão. Muitos dos produtores também acreditam que o salmão logo será "inocentado".

"Não existe evidência que sugira que o Sars-CoV-2 possa contaminar animais aquáticos", disse o gerente comercial da empresa chilena Ventisqueros, Fernando Perez, ao jornal La Tercera.

"Isso já é passado para nossos clientes, e estamos monitorando as reações para ver como podemos retomar nossas vendas regulares", disse.

Mas como o salmão acabou ligado à pandemia de Covid-19?

Em uma tábua de cortar

Na semana passada, 137 novos casos de Covid-19 foram revelados na China.

A maioria dos casos está ligada ao mercado de Xinfadi, por onde passam 80% dos alimentos consumidos em Pequim. A capital chinesa havia passado 57 dias sem registrar novos casos de Covid-19.

Segundo a imprensa local, o vírus foi encontrado em tábuas de cortar utilizadas por um vendedor de salmão importado.

Para o epidemiologista-chefe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Wu Zunyou, é possível que o vírus tenha chegado do exterior junto com o pescado.

"Na cadeia de alimentos frios um vírus pode sobreviver por muito tempo, entre dois a três meses", disse Wu para a CCTV.

"É uma possibilidade. Mas temos que ter mais evidências para que se demonstre ou desminta isso."

Os produtores e o governo do Chile convidaram os chineses para fazer uma "inspeção remota" de três centros de criação de pesca. Uma das inspeções ocorrerá na sexta-feira.

Mas mesmo que as autoridades chinesas sejam convencidas de que não há riscos, ainda haverá a tarefa de convencer os consumidores chineses a mudar de ideia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES