Avanço da vacinação reduz óbitos por Covid-19 no Piauí, diz Sesapi

Nos últimos seis meses, o número de óbitos mensais teve uma queda drástica e sucessivamente

Avanço da vacinação reduz óbitos por Covid-19 no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí começou o ano com mais de 83,19% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19 e 74,26% da população totalmente imunizada, de acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A boa performance na cobertura vacinal, primeiro do Nordeste e segundo do Brasil, acelerou a queda de casos graves e mortes pela doença no estado. 

Nos últimos seis meses, o número de óbitos mensais teve uma queda drástica e sucessivamente, com pequenas oscilações. Em agosto, foram 110 óbitos; em setembro, 64; outubro, 89 mortes; em novembro, 96 e em dezembro 75 pessoas perderam a vida para a Covid-19.” Vamos continuar trabalhando para vacinar mais pessoas e reduzir o número de mortes cada vez mais.”, destaca o secretário Florentino Neto.

Nos últimos seis meses, o número de óbitos mensais teve uma queda drástica e sucessivamente - Foto: Ascom

Em 18 de janeiro de 2021, quando foi iniciada a vacinação contra Covid-19, única esperança para conter o inimigo invisível, o Piauí recebeu 21.250 doses na primeira remessa de vacinas. De lá para cá, o Ministério da Saúde encaminhou 5.928.447, destas 5.494.671 foram aplicadas, 357.982 estão em posse dos municípios e 275.594 estão na Rede de Frio armazenadas. “Do momento em que recebemos o primeiro lote em janeiro, até o final do ano passado, e o início deste ano nosso trabalho foi contínuo para levar a imunização aos piauienses, que estão atendendo os nossos chamados para se vacinarem”, lembra o gestor. 

De acordo com Florentino Neto, as vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas aos 224 municípios do Piauí de maneira isonômica, dos quatro laboratórios aprovados pela Anvisa (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). O Governo do Estado, através da Sesapi fez uma verdadeira força-tarefa ao longo do último ano para fazer as vacinas chegarem aos braços dos piauienses.

“Seja via aérea ou terrestre, através de um plano de distribuição bem elaborado, a Secretaria de Saúde viabilizou a entrega e distribuição dos imunizantes em tempo recorde, possibilitando que as vacinas chegassem até as equipes municipais e estivessem disponíveis para a população em tempo recorde”, destaca o secretário.

Agora, quase um ano desde a chegada das primeiras doses, a efetividade e segurança dos imunizantes são indiscutíveis na análise do atual cenário epidemiológico. “A nossa grande preocupação no momento são com as pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina, algo em torno de 260 mil piauienses. É um número expressivo  e que tem se tornado um desafio para o setor da saúde”, diz Florentino.

Em novembro, o Ministério da Saúde sinalizou a necessidade de dose reforço para toda a população adulta. Mais de 328.037 doses reforço já foram aplicadas no Piauí, algo em torno de 10% da população compareceu aos postos de saúde para receber a terceira dose. No entanto, 189.065 pessoas estão com a dose de reforço atrasada no estado. “Pedimos a você que está com qualquer dose atrasada, que procure os postos de vacinação de seu município e tome sua vacina é muito importante que todos estejam vacinados, com as doses necessárias, para sairmos desta pandemia” enfatiza Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES