Bares e restaurantes reabrem hoje no Piauí; veja como podem funcionar

Estabelecimentos precisam seguir rígidos padrões de segurança sanitária para conter disseminação do coronavírus

Bares | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cardápio digital, mesas distanciadas e álcool em gel em todas as partes são algumas das medidas de precaução que deverão ser seguidas pelos proprietários de bares e restaurantes na reabertura que ocorre hoje (17) no Piauí. Depois de mais de quatro meses fechadas as portas, após a flexibilização de decreto do Governo do Estado, setor vê com grande expectativa volta das atividades. Nesta nova fase de "desconfinamento", no entanto é preciso seguir regras sanitárias rígidas para evitar a disseminação do coronavírus. 

Restaurantes devem obedecer protocolo específico 

A Diretora Executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel-PI), Natália Macário, salientou que o movimento neste primeiro dia deve ser observação. “Desde a pandemia, cerca de 30% dos bares e restaurantes fecharam em definitivo. O setor está pronto reabrir, mas a volta dos clientes é que vai ditar o funcionamento. Alguns estabelecimentos já reabrem nesta segunda (17). Outros preferem abrir quando terminar os fins de semana com lockdown. Tudo é muito novo, então nesta primeira semana vai ser de ajuste, observação, de operação da casa, compra de estoque”. 

Durante a pandemia as vendas no setor caíram 80% e nos últimos meses, puderam funcionar apenas nos sistemas drive-trhu e delivery. “Vai demorar cerca de 6 meses a 1 ano para uma empresa se recuperar. Esta reabertura é para tirar da ‘UTI’, se assim podemos dizer. Fechar novamente é para ‘matar’ mais CNPJS, pois tem recursos humanos e de insumos a providenciar. O investimento para reabrir é tão alto quanto abrir uma nova casa”, avalia Natália Macário. 

Locais devem operar com apenas 50% da capacidade

Protocolos de retomada 

Todos os locais devem seguir os protocolos e os donos se preparam; adquiriram equipamentos de aferição da temperatura, afastaram as mesas para manter o distanciamento entre as pessoas, disponibilizaram álcool gel na entrada dos estabelecimentos e em cada uma das mesas. Já os alimentos chegam até os clientes totalmente cobertos. Os funcionários receberam itens de segurança. Além disso, eles poderão operar com apenas 50% da capacidade máxima. Casos os estabelecimentos descumpram as orientações serão autuados com multa e poderão ser fechados. 

Happy Hours durante a semana 

Os teresinenses, já acostumados a frequentar esses estabelecimentos, também vêm com expectativa a retomada, pois estão com as portas fechadas desde março. Para evitar a superlotação aos fins de semana, Abrasel-PI incentivará a ida dos clientes durante a semana. A diretora acredita que haverá colaboração por parte da clientela. Agora a perspectiva é que o prejuízo seja contornado. 

 “Há a iniciativa para influenciar as pessoas a fazerem happy hours durante a semana. As empresas sérias estão prontas, seguindo os protocolos e preparando tudo para uma reabertura segura, entendemos que a saudade é grande, mas pedimos que os clientes colaborem com as normas e ajudem a evitar uma nova necessidade de fechamento. Este período difícil vai passar e logo voltaremos em plenos funcionamento e podendo receber mais pessoas”, expectou Natália Macário. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES