Covid:Barrado no SUS, tratamento de Paulo Gustavo custa R$ 30 mil

“De maneira geral é um dispositivo que salva vidas”Ludhmila Hajjar sobre a técnica ECMO, de pulmão artificial.

Médica cardiologista Ludhmila HajjarImagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A médica cardiologista Ludhmila Hajjar afirmou hoje que o tratamento ECMO para covid-19, que está adotado pelo ator Paulo Gustavo, custa R$ 30 mil e foi barrado no SUS (Sistema Único de Saúde) em 2015. Com bom trânsito em Brasília, a médica Ludhmila chegou a ser cotada para assumir o Ministério da Saúde no lugar do ex-ministro Eduardo Pazuello. 

"Muita gente não tem a chance de ser tratado numa ótima estrutura, como Paulo Gustavo, nem tem chance de ter a ECMO, dispositivo relativamente caro", disse ela em entrevista à CNN. "Não se consegue fazer ECMO em alta escala no SUS"

Ludhmila contou que, em 2015, a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) barrou o uso da ECMO no SUS. "Sempre se pondera muito o custo, a efetividade, o momento que o país está passando e a economia. Hoje, eu diria que boa parte das vidas que estão sendo salvas no Brasil se devem a esse dispositivo".

Médica cardiologista Ludhmila HajjarImagem: Reprodução/Instagram 

"De maneira geral é um dispositivo que salva vidas"Ludhmila Hajjar sobre a técnica ECMO, de pulmão artificial.

Ainda segundo Ludhmila, todos os profissionais de saúde da linha de frente têm pra contar "várias histórias de pessoas que não tinham a menor chance de estarem vivas hoje, mas estão em suas casas porque tiveram a possiblidade de implantar a ECMO". 

A médica ressaltou que a ECMO é uma técnica usada há décadas para pacientes com pneumonias graves e agora vem sendo adaptada para pacientes com covid-19. "[A técnica] tem dois objetivos: oxigenar e eliminar o gás carbônico do sangue e gerar repouso adequado ao paciente para que a gente recupere o pulmão".

LEIA MAIS: 

 Hospitalizado com covid-19, humorista Paulo Gustavo é intubado no Rio

-  "Dias difíceis", diz marido de Paulo Gustavo sobre quadro grave

-  Tatá Werneck sobre saúde de Paulo Gustavo: "ele está melhorando"

Marido de Paulo Gustavo afirma que pulmões do ator estão melhorando

- Tatá Werneck faz apelo por orações pela saúde de Paulo Gustavo; vídeo

-  Marido fala sobre intubação de Paulo Gustavo: "Passo para cura"

Ludhmila afirmou que a ECMO pode ser utilizado por diferentes períodos, que podem variar de 14 a 25 dias. "É o tempo que o organismo precisa para se recuperar. Quando o paciente tem o pulmão inflamado pela covid, ele fica duro e cheio de água", explicou. 

Ela ainda pediu que a população comece a seguir as medidas preventivas contra a covid. "Infelizmente, a covid hoje não escolhe idade, sexo, raça, pessoa. Ela se alastrou de uma maneira tão perigosa que todas as pessoas passaram a ser consideradas como do grupo de risco, inclusive para formas graves da doença".

A ECMO funciona por meio de uma máquina, capaz de agir como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. A técnica tem uma ação mais complexa em relação ao ventilador mecânico, que não substitui a função do pulmão, mas apenas fornece um fluxo de ar para o interior deles. Entenda como funciona a ECMO.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES