Bebê de 3 meses com coronavírus morre no interior do Ceará

Menina nasceu com síndrome nos rins e apresentava sintomas semelhantes à gripe.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma bebê de três meses diagnosticada com o novo coronavírus (SARS-Cov-2) morreu na sexta-feira (3), na cidade de Iguatu, no interior do Ceará. A criança foi encaminhada a um hospital no município em 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu em decorrência de complicações como bronquiolite e pneumonia.

O exame que detectou o coronavírus foi feito no dia em que a criança faleceu, a partir de amostras de secreções. A secretaria de Saúde do município confirmou o resultado positivo do teste. O Ceará possui 1.013 casos de Covid-19 confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), de acordo com dados atualizados nesta segunda-feira (6). Ao todo, 29 pessoas morreram.

A bebê começou a apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março e foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de atendida, a criança voltou para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

Reprodução

Os pais da bebê afirmaram que não suspeitaram da doença porque a menina apresentava problemas de saúde desde o nascimento, quando foi diagnosticada com Síndrome de Bartter - uma alterações nos rins que afeta a taxa de potássio no sangue.

Devido à síndrome, elafazia acompanhamento no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, para onde os pais e a criança viajaram no dia 11 de março. “Quando a gente se deslocou para ir para Fortaleza, no dia, ela não teve contato com ninguém. A consulta dela foi à tarde, mas estava só eu e ela. Eu fiquei na casa de uma colega até a hora da consulta pra gente não ficar exposta na rua”, conta a mãe da criança.

Após a viagem, no dia 30 de março, as dificuldades da criança para respirar aumentaram e os pais levaram a menina novamente à UPA. De lá, a paciente foi encaminhada ao hospital onde ficou até falecer. “Depois que entubaram, ela teve três paradas cardíacas e saiu uma secreção como se fosse sangue”, lembra uma familiar.

Cidade em alerta

Depois do diagnóstico da filha, a família conta que a vizinhança passou a sentir receio da disseminação no vírus na região.

“Eu quero uma explicação detalhada. Se for preciso fazer o exame, faz eu, minha esposa e minhas duas filhas. A gente não pode sair aqui fora que as pessoas ficam com outros olhos, assustados como se a gente fosse um fantasma, como se fosse um bicho de outro mundo”, diz o pai da criança.

O pai diz que fotos da criança foram divulgadas em páginas da internet gerando desconforto, principalmente, para as irmãs da criança. “Nós estamos sofrendo muito, isso é uma falta de ética. Tem foto minha, foto da minha minha filha nas redes sociais, isso é muito constrangedor”, destaca.

O secretário de Saúde de Iguatu, Georgy Xavier, confirmou que a criança estava infectada pelo novo coronavírus. Ele se solidarizou com a família e disse que não expôs os nomes de pacientes.

“Esclarecemos aqui, nesse momento, que quando o paciente é testado positivo ou negativo não significa que seja a causa da morte, mas a presença do vírus no organismo dessa pessoa”, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES