mais

Biden anuncia envio de 20 mi de vacinas contra Covid-19 a outros países

Serão vacinas dos fabricantes Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson —todas aprovadas pela autoridade médica dos EUA, a FDA.

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (17) que vão enviar a outros países 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela autoridade norte-americana de medicamentos. De acordo com a imprensa do país, as doses serão entregues até o fim de junho.

Serão vacinas das fabricantes Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson —todas aprovadas pela autoridade médica dos EUA, a FDA (Administração de Alimentos e Drogas, na sigla em inglês).

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou que o envio já está programado, mas não detalhou para quais países. "Essa é a maior quantidade de doses doadas por qualquer país do mundo", ela afirmou.

Presidente dos EUA, Joe Biden— Foto: Jonathan Ernst/Reuters Presidente dos EUA, Joe Biden— Foto: Jonathan Ernst/Reuters 

O coordenador do combate ao coronavírus, Jeff Zients, vai liderar a campanha de compartilhamento de vacinas pelo mundo. Ele vai trabalhar com outros dirigentes do governo dos EUA, especialmente do Departamento de Estado, que é o órgão de relações estrangeiras do país.

O governo norte-americano já havia anunciado o plano de compartilhar 60 milhões de doses da vacina AstraZeneca com outros países —o FDA não deu a aprovação para esse imunizante. Esse carregamento deverá ser enviado em até seis semanas.

Portanto, com o anúncio desta segunda-feira, os EUA já se comprometeram a enviar 80 milhões de doses para outros países.

Nas últimas semanas, o governo norte-americano foi pressionado a compartilhar mais doses com outros países, já que a oferta de vacinas dentro dos EUA é maior que a demanda por elas.

Vacinação nos EUA

No começo de maio, Biden apresentou uma nova meta da imunização contra o coronavírus no país: vacinar com ao menos uma dose 70% da população adulta do país até 4 de julho, o Dia da Independência americana.

As metas anteriores da Casa Branca, como aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, foram atingidas, mas o desafio agora é retomar o ritmo rápido da imunização contra a Covid-19.

Profissionais da saúde preparando vacinas nos EUA Profissionais da saúde preparando vacinas nos EUA 

O maior desafio da campanha nos EUA não é obter vacinas, mas, sim, convencer as pessoas a tomarem suas doses.

Estima-se que 56% da população adulta dos EUA tenha recebido ao menos uma dose das vacinas. Considerando o regime de duas doses exigidos para a maioria de imunizantes, a estimativa é de que 32% dos adultos tenham completado a vacinação.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail