Biden anuncia envio de 20 mi de vacinas contra Covid-19 a outros países

Serão vacinas dos fabricantes Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson —todas aprovadas pela autoridade médica dos EUA, a FDA.

Biden | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (17) que vão enviar a outros países 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela autoridade norte-americana de medicamentos. De acordo com a imprensa do país, as doses serão entregues até o fim de junho.

Serão vacinas das fabricantes Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson —todas aprovadas pela autoridade médica dos EUA, a FDA (Administração de Alimentos e Drogas, na sigla em inglês).

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou que o envio já está programado, mas não detalhou para quais países. "Essa é a maior quantidade de doses doadas por qualquer país do mundo", ela afirmou.

Presidente dos EUA, Joe Biden— Foto: Jonathan Ernst/Reuters 

O coordenador do combate ao coronavírus, Jeff Zients, vai liderar a campanha de compartilhamento de vacinas pelo mundo. Ele vai trabalhar com outros dirigentes do governo dos EUA, especialmente do Departamento de Estado, que é o órgão de relações estrangeiras do país.

O governo norte-americano já havia anunciado o plano de compartilhar 60 milhões de doses da vacina AstraZeneca com outros países —o FDA não deu a aprovação para esse imunizante. Esse carregamento deverá ser enviado em até seis semanas.

Portanto, com o anúncio desta segunda-feira, os EUA já se comprometeram a enviar 80 milhões de doses para outros países.

Nas últimas semanas, o governo norte-americano foi pressionado a compartilhar mais doses com outros países, já que a oferta de vacinas dentro dos EUA é maior que a demanda por elas.

Vacinação nos EUA

No começo de maio, Biden apresentou uma nova meta da imunização contra o coronavírus no país: vacinar com ao menos uma dose 70% da população adulta do país até 4 de julho, o Dia da Independência americana.

As metas anteriores da Casa Branca, como aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, foram atingidas, mas o desafio agora é retomar o ritmo rápido da imunização contra a Covid-19.

Profissionais da saúde preparando vacinas nos EUA 

O maior desafio da campanha nos EUA não é obter vacinas, mas, sim, convencer as pessoas a tomarem suas doses.

Estima-se que 56% da população adulta dos EUA tenha recebido ao menos uma dose das vacinas. Considerando o regime de duas doses exigidos para a maioria de imunizantes, a estimativa é de que 32% dos adultos tenham completado a vacinação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES