Biden comprará 500 milhões de doses para doar a países, diz Washington Post

Biden deve anunciar o plano na reunião do G7 no Reino Unido nesta semana, em meio a pedidos crescentes para que os Estados Unidos e outros países ricos forneçam vacinas a países que precisam

Presidente dos EUA, Joe Biden, em visita a uma fábrica da Pfizer | Doug Mills
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve comprar 500 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para doar a diversos países. A informação foi noticiada pelo jornal Washington Post, nesta quarta-feira (09).

Leia Mais

Mais de 50% dos americanos já receberam ao menos uma dose de vacinas contra o coronavírus, enquanto este índice na África é de 2%. Agora que a campanha americana já está avançada, o governo adota medidas na chamada diplomacia das vacinas, a exemplo do que já faziam China e Rússia.

Biden deve anunciar o plano na reunião do G7 no Reino Unido nesta semana, em meio a pedidos crescentes para que os Estados Unidos e outros países ricos desempenhem um papel mais substancial no aumento do fornecimento global de vacinas. Biden disse a repórteres na quarta-feira, ao embarcar no Força Aérea Um para a Europa, que anunciaria sua estratégia global de vacinas.

Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram a doação imediata de 25 milhões de vacinas, a serem seguidas por outras 55 milhões de doses até o fim do mês. As 80 milhões de doses representaram a doação direta mais volumosa já feita por um único país, somando acordos bilaterais e pelo Covax, o consórcio liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda assim, representaram menos de 2% da quantia necessária para vacinar todas as pessoas nos países de renda baixa e média do mundo, segundo um levantamento da ONG Kaiser Family Foundation.

Na viagem de uma semana à Europa, a primeira viagem internacional desde que assumiu a Casa Branca, Biden pretende reivindicar uma posição para os Estados Unidos, após o desgaste nas relações transatlânticas durante o governo de Donald Trump. A vacina é um dos itens que estarão em pauta, assim como a criação de um imposto global sobre grandes corporações e uma aliança internacional frente à China.

Joe Biden visita fábrica da Pfizer, em Michigan  | FOTO: Doug Mills

A oferta de vacinas, neste sentido, é um gesto de que os Estados Unidos estão dispostos a atuar a favor da comunidade internacional. Ainda assim, pairam desconfianças entre os europeus para os objetivos de mais longo prazo de Biden, que entendem que a política americana tornou-se muito polarizada e permanece o risco do retorno de Trump em 2024.

A Casa Branca não quis comentar e a Pfizer não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do Whashington Post.

Com informações do Extra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES