Boletim mostra situação preocupante no Nordeste; veja dados do PI

Entre as capitais, 20 delas mostram ocupação de UTIs acima de 80% como São Luís (95%), e Teresina (estimado em torno de 95%)

Situação no Nordeste é preocupante, segundo boletim da Fiocruz | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O boletim 'Observatório Covid-19' ,da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje chama a atenção para um dado preocupante com relação a região Nordeste.

O cenário de alerta da Fiocruz  traz a análise da ocupação dos leitos de UTI, já que os pesquisadores identificaram que a tendência de queda no número de internados desde o segundo pico da pandemia foi interrompida.

A situação é mais preocupante, segundo o boletim, na Região Nordeste, onde Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe mantém taxas de ocupação perto de 100%.

O estado de Alagoas também voltou à zona de alerta crítico. A mesma situação vive a Bahia. Ambos estão com mais de 80% de ocupação dos leitos.

Maranhão e Paraíba tiveram altas expressivas, o que atinge a uma ocupação de 75% dos leitos para pacientes graves ocupados.

Segundo boletim da Fiocruz situação do Nordeste preocupa, Piauí em alerta/reprodução internet

Segundo informações trazidas pela Agência Brasil, entre as capitais, 20 delas mostram ocupação de UTIs acima de 80%: São Luís (95%), Teresina (estimado em torno de 95%), Fortaleza (92%), Natal (96%), Maceió (91%), Aracaju (99%), Rio de Janeiro (93%), Curitiba (96%), Campo Grande (97%), Brasília (96%), Porto Velho (81%), Boa Vista (83%), Palmas (87%), Recife (84%), Salvador (80%), Belo Horizonte (80%), Vitória (80%), Florianópolis (81%), Cuiabá (83%) e Goiânia (87%).

O boletim da Fiocruz analisa que tem se mostrado insuficiente e pouco sustentável a opção frequentemente escolhida por gestores "de somente reagir à expansão da pandemia e relaxar medidas frente a sinais de melhora dos indicadores".

"É fundamental acelerar a velocidade de vacinação da população, em curto prazo, complementando a capacidade de produção pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan com aquisição de mais vacinas. Estima-se que sem a vacinação de pelo menos 70% da população, não se terá o controle da pandemia no país. Enquanto esse objetivo não for atingido, urge que se mantenham medidas rígidas de controle da pandemia e se persiga a queda sustentada de casos, tendo como visão a sua erradicação".(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES