Brasil deve receber 34,5 milhões de doses contra a Covid em maio

Serão doses dos imunizantes da Oxford/Fiocruz, CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech e do consórcio Covax

vacinas | DivulgaçãoPrefeitura de Itanhaém
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o último cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil deve receber  em maio, 34,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Serão doses dos imunizantes da Oxford/Fiocruz, CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech e ainda as vacinas recebidas pelo consórcio Covax. Estas últimas fazem parte de uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A previsão anterior era que chegassem ao Brasil  32,4 milhões de doses, mas a última atualização, realizada na quarta-feira (28), mostrou que houve um acréscimo de 2 milhões de doses.

Brasil vai receber doses de vacinas  contra a Covid-19 em maio (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

De acordo com o Ministério da Saúde, neste fim de semana são esperadas 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca compradas via consórcio Covax Facility: serão 220 mil no sábado (1º), e no domingo (2) outras 3,8 milhões de doses.

O novo cronograma informa que serão entregues em maio:

- Fiocruz (AstraZeneca/Oxford): 21,5 milhões

- Butantan (Sinovac/CoronaVac): 5,6 milhões

- Covax Facility (AstraZeneca): 4 milhões (4.051.200)

- Covax Facility (Pfizer/BioNTech): 842,4 mil

- Pfizer/BioNTech: 2,5 milhões (2.515.330)

- TOTAL: 34.508.930 doses

Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, desde o começo da campanha de vacinação 59,8 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Mudanças no cronograma

O Ministério da Saúde voltou a atualizar o cronograma de doses previstas em abril. A última versão, de 19 de março, indicava a chegada de 46,9 milhões de doses. No dia 24 de abril, a pasta divulgou um novo número: 32,4 milhões. Já nesta quarta (28), a quantidade subiu para 34,5 milhões.

No documento, a pasta alerta para as variáveis consideradas: não recebimento dos insumos (o Brasil ainda não fabrica o IFA, ingrediente principal das vacinas), questões logísticas e operacionais dos laboratórios, atraso nas entregas das doses prontas e "aguarda aprovação da Anvisa".

Essa última variável diz respeito às duas vacinas que também constam no cronograma: Covaxin e Sputnik V, que ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com o documento, são aguardadas 20 milhões de doses da vacina indiana e 10 milhões de doses da vacina russa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES