Brasil deve ter 14 milhões de doses da Pfizer até junho, diz governo

A Pfizer é a única vacina que, até o momento, possui o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pfizer | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O assessor especial do ministro Eduardo Pazuello, Airton Soligo, disse que até junho o Brasil deverá ter 14 milhões de doses de vacina da Pfizer. Ele falou com a imprensa no Palácio do Planalto, após uma videoconferência do presidente Jair Bolsonaro com representantes da farmacêutica. As informações são do G1.

De acordo com Soligo, o acordo que o Brasil costura com a Pfizer previa inicialmente dois milhões de doses em maio e cinco milhões em junho. Agora, a negociação avançou para a chegada de mais cinco milhões de doses, que seriam distribuídas nos dois meses.

"A Pfizer tinha 2 milhões em maio e 7 milhões em junho. Isso foi proposta garantida pelo presidente, e vai fazer outros esforços. Primeiro ele antecipa 5 milhões. Tínhamos 9 milhões, 2 em maio e 7 em junho. Esses 5 milhões deverão ser divididos parte em maio, parte em junho. Ou seja, maio e junho, Pfizer, 14 milhões. Em julho, 10 milhões; em agosto 10 milhões, que pode ser antecipação desses 5; e depois 10, 10", disse o assessor especial da Saúde.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também participou da entrevista no Planalto. Ele disse que Bolsonaro tratou de aceleração da negociações para dar "escala" à compra das vacinas.

Foto: Getty Images

A Pfizer é a única vacina que, até o momento, possui o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o governo ainda não comprou doses da empresa.

"O presidente Bolsonaro teve uma conversa agora com o presidente mundial da Pfizer. Nós estávamos já negociando há bastante tempo com a Pfizer e havia um problema de escala, nós precisamos de uma escala maior e esse foi o pleito do presidente", afirmou Guedes no Palácio do Planalto, após a reunião.

"E o presidente Bolsonaro também fez um apelo, do ponto de vista do Brasil, exatamente para nós acelerarmos as nossas negociações basicamente visando escala", completou o ministro.

Guedes disse que o Brasil obteve "praticamente uma declaração de que o acordo está fechado" com a empresa.

O governo vinha resistindo à compra de vacinas da Pfizer sob o argumento de que o laboratório impunha condições "draconianas". A principal queixa do Ministério da Saúde era a de que a Pfizer não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais da vacina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES