Brasil procura obter vacinas excedentes dos EUA e Reino Unido

Com a vacinação acelerada nestes países, há possibilidade que as doses excedentes sejam enviadas para o governo brasileiro

Profissional de saúde prepara a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 | Profissional de saúde prepara a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 - Foto: Kai Pfaffenbach / REUTERS'
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo brasileiro tenta buscar operações internacionais para adquirir as doses de vacinas excedentes dos EUA  e do Reino Unido, onde a vacinação está em ritmo acelerado.

Estes países foram selecionados pois ambos se encontram em estágios avançados de vacinação e contam com um imunizante já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Outro fator que ajuda na negociação é o avanço da diplomacia promovida pela China através da venda de vacinas. Washington e Londres buscam frear o avanço dos chineses e ampliar seu número de países parceiros. A vacina pode ser uma boa moeda de troca.

Profissional de saúde prepara a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 - Foto: Kai Pfaffenbach / REUTERS

Canadá e Austrália foram consultados pelo Itamaraty nas últimas semanas, mas ambos informaram que, no curto prazo, não há a possibilidade de importação dos imunizantes.

EUA garante envio

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ressaltou que enviará "até 4 de julho, cerca de 10% do que temos [de excedente] para outras nações".

Somente os EUA possuem cerca de 60 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca que não foram utilizadas pois ainda não houve a autorização por parte das autoridades sanitárias.

"À medida que essas doses estiverem disponíveis, os EUA decidirão os locais para onde elas serão enviadas", argumentou a embaixada americana em Brasília.

*Informações do Ig



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES