Brasil registra 1.270 mortes e 22.720 infectados por coronavírus

O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (12), aponta 22.169 casos confirmados e 1.223 mortes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 14h desta segunda-feira (13), 22.740 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 1.271 mortes pela Covid-19.

O destaque do dia é o aumento de casos em Pernambuco: foram 194 pacientes e 17 mortes a mais do que o boletim divulgado ontem. No total, o estado está com 1.154 casos e 102 mortos.

A Bahia registrou a 22ª morte de paciente com coronavírus, e o número de casos no estado subiu para 723. O Rio Grande do Sul registrou a 17ª morte.

Foto: Osan Kose/AFP

O Mato Grosso do Sul registrou a 4ª morte do estado. Roraima, Minas Gerais e Rio Grande do Norte também atualizaram seus números. No fim da noite de domingo (12), o Ceará registrou 11 novas mortes e o número total subiu para 85.

O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (12), aponta 22.169 casos confirmados e 1.223 mortes.

Segundo boletim do ministério publicado no sábado (11), 25% dos mortos estavam fora do grupo de risco, ou seja, não tinham mais de 60 anos (grupo que representa 75%) nem tinham fatores de risco (74% de quem morreu os tinham).

  • CLOROQUINA: entenda riscos do medicamento
  • CURA: veja histórias de quem se curou da Covid-19
  • PERDA: a dor de quem perdeu um familiar para o coronavírus
  • MAPA: casos nas cidades brasileiras e no mundo

  • NO MUNDO: Espanha flexibiliza regras de isolamento
  • FEIRA E MERCADO: Como higienizar as compras
  • EMERGENCIAL: tire dúvidas sobre a ajuda R$ 600
  • CRONOLOGIA: como a doença avançou no Brasil

Entrevista exclusiva com Mandetta

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deu entrevista exclusiva ao repórter Murilo Salviano, do Fantástico, no domingo (12). De Goiânia, no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, Mandetta falou sobre os meses que virão e disse que espera que haja "uma fala única" dentro do governo.

Eu espero que essa validação dos diferentes modelos de enfrentamento dessa situação possa ser comum e que a gente possa ter uma fala única, unificada. Por que isso leva para o brasileiro uma dubiedade: ele não sabe se escuta o ministro da Saúde, se ele escuta o presidente, quem é que ele escuta.

Mandetta também comentou as consequências de o Brasil ainda testar muito pouco pacientes suspeitos de coronavírus.

"A gente não está no escuro, porque mesmo com essa testagem, temos modelos matemáticos que nos permitem dimensionar qual é o ritmo, para onde está indo, em que bairro está, em que cidade está, se está se deslocando, para qual faixa etária, se está internando quem, qual é a capacidade instalada. Nós temos modelos matemáticos que nos permitem fazer cálculos muito bons, que nos dão muita informação sem testar 100% das pessoas", afirmou o ministro.

Cientistas brasileiros avaliam testes

Um dos testes rápidos contra o novo coronavírus, que desembarcaram no Brasil nos últimos dias, veio da China e o manual dele aponta a eficácia de 97.4%. Mas será mesmo? Essa é a dúvida de cientistas e órgãos de controle. Eles correm contra o tempo para avaliar a qualidade dos testes que estão entrando no mercado brasileiro. A maioria é importada de fábricas chinesas e sul-coreanas.

Coronavírus no mundo

A Espanha começou a flexibilizar as regras de isolamento adotadas por causa do novo coronavírus nesta segunda. As pessoas que não podem trabalhar em casa, como funcionários de fábricas e da construção, poderão retomar suas atividades sob rígidos critérios de segurança. O país registra mais de 17 mil mortes -- só perde em número de mortos na Europa para a Itália.

Os Estados Unidos registraram 1.514 mortes relacionadas à pandemia no domingo (12), de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins às 20h30 (horário local). O país tem, atualmente, o maior número de casos e mortes no mundo.

Singapura estava dando aula ao mundo sobre como lidar com o surto de Covid-19, mas, nos últimos dias, o número de casos confirmados disparou. Na quinta-feira (9), o dia com maior número de infecções até o momento, foram 287 novos pacientes, em comparação com 142 no dia anterior. A maioria das infecções vieram de acomodações para trabalhadores migrantes densamente povoadas.

Por isso, depois de evitá-la por meses, Singapura agora está em quarentena parcial, com escolas e empresas não essenciais fechadas, e uma ordem para que as pessoas fiquem em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES