O Ministério da Saúde informou hoje que o Brasil notificou 318 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a doença já provocou 605.457 óbitos em todo o país.

Pelos números divulgados pela pasta, houve 11.716 casos confirmados de covid-19 no Brasil entre ontem e hoje, elevando o total de infectados para 21.723.559 desde março de 2020.

Segundo o governo federal, houve 20.895.886 casos recuperados da doença até agora em todo o país, com outros 222.216 em acompanhamento.

Imagem: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Imagem: VINCENT BOSSON/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO 

Belém registra caso de subvariante delta da covid-19 e emite alerta

A secretaria de saúde de Belém identificou a circulação da subvariante delta AY-33 na capital do Pará e emitiu um alerta aos hospitais para comunicação imediata de casos de covid-19 oriundos de outros estados ou países, além de recomendar a manutenção dos protocolos de segurança à população. A subvariante preocupa porque ela pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos de RT-qPCR.

Em nota, a secretaria informou que a descoberta foi feita através do sequenciamento de 116 amostras do vírus SARS-CoV-2 obtidas de pacientes de Belém. Nas análises, uma amostra da Delta AY.33 foi detectada. Mas o órgão não deu mais detalhes sobre o caso, nem informações do paciente, sua nacionalidade ou origem.

Em suas redes sociais, a secretaria reforçou que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com covid-19 deve ser orientada a manter isolamento social por 14 dias.