Brasil ultrapassa a marca de 400 mil mortes pela Covid-19

A tragédia provocada pela Covid-19 no Brasil não é visível apenas na impressionante marca, atingida nesta quinta-feira (29), de 400.021 óbitos registrados desde o início da pandemia.

ert | set
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 18h07

Brasil registra 3.001 óbitos por Covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou 3.001 óbitos nesta quinta-feira (29), de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). O número de novos casos diagnosticados foi de 69.389.

Com o balanço de hoje, o país contabiliza 401.186 mortes e 14.590.678 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente.

Brasil registra mais de 3 mil mortes por Covid-19 em 24 horas (Foto:  BRUNO KELLY/REUTERS )

Brasil ultrapassa a marca de 400 mil mortes pela Covid-19

O Brasil ultrapassou nesta quinta-feira (29) a marca de 400 mil mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia, conforme dados do consórcio de veículos de imprensa. De acordo com o levantamento, o país atingiu 400.021 óbitos na tarde de hoje, em meio a atrasos da vacinação em diversas regiões e da CPI que investiga a política do governo no combate ao vírus.  

Além disso, o novo indicador surge como peso nesse cenário: uma em cada cinco mortes notificadas no país, sendo 21,7%, desde março do ano passado é decorrente da doença, conforme reportagem do O GLOBO. A reportagem aponta que o índice foi calculado a partir de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), entidade que representa todos os cartórios do país. 

A primeira morte provocada pela pandemia, computada nos registros oficiais, ocorreu no dia 17 de março do ano passado. Desde aquele mês, o Brasil contabilizou 1.843.281 óbitos totais. A associação assinala ainda que os cartórios são responsáveis pelo fornecimento de dados — e o número, portanto, pode estar defasado — mas relação de um quinto deve permanecer.

Brasil ultrapassa a marca de 400 mil mortes pela Covid-19 (Foto: Reprodução)

No Piauí, o número de mortes pela Covid-19 já ultrapassaram as cinco mil, no mês mais letal da pandemia no estado.  O número assustador, que corresponde ao total da população de quase 80 municípios piauienses, foi alcançado na última sexta-feira (23).  Com mais essas mortes, o Piauí chega a média de uma morte a cada duas horas, desde quando foi registrado o primeiro óbito, em março de 2020. 

O índice de abril é tão elevado que já supera em 26,5% o mês de junho do ano passado, que chegou a ser considerado o pico da pandemia. Mas, tanto o Piauí, como o país como um todo, começou 2021 com um recrudescimento dramático nas infecções e mortes pela doença, depois que a taxa de transmissão diminuiu na segunda metade de 2020. Não à toa, já são 2.147 mortes somente neste ano, isso equivale a 43% do total de vítimas por coronavírus no Estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES