Brasileiros declaram sentir medo com a retomada de lockdown na Holanda

A medida passa a valer neste sábado (13) para controlar o avanço da Covid-19

Brasileiros se mostram com medo de lockdown na Holanda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Holanda entrou em lockdown neste sábado (13) para conter a Covid-19. De acordo com um casal de brasileiros que mora no país, as medidas restritivas, que durarão três semanas, já causam um pouco de medo sobre como será o futuro com relação à "liberdade" que os moradores do país já haviam conquistado, quando houve a queda nos casos da doença.

Casal brasileiro relata medo com o lockdown na Holanda (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)O publicitário Rick Garcia, que morava em Bertioga, no litoral de São Paulo, e a companheira e também publicitária Julia Alves de Lima relatam que, antes mesmo de o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciar que o país entraria em lockdown, eles já temiam por isso.

O medo já existia, de acordo com o casal, porque o aumento dos casos de Covid-19 já tinha acarretado na volta de algumas medidas que antes haviam sido flexibilizadas, como o uso de máscara em locais fechados, distanciamento social e a necessidade de apresentar o 'CoronaCheck' para entrar em restaurantes e bares.

O CoronaCheck é um aplicativo em que o morador consegue ter acesso a um QR Code, que pode ser obtido de três formas: com um resultado de teste negativo há menos de 72 horas, certificado de vacinação ou certificado de recuperação da Covid-19 há menos de seis meses.

"No geral, ninguém está muito feliz [com o lockdown], porque a vida já estava mais aberta. A Holanda estava com vida normal, basicamente. No verão, aqui, você via muitas festas, tinha apenas a restrição de horário nas baladas. Agora, meu trabalho já enviou um aviso retirando a obrigatoriedade de ir para o escritório, apesar de seguir aberto. Antes, tínhamos que ir três dias na semana. Os planos de academia também já estão mandando as regras que devemos seguir ", relata.

Segundo o publicitário, ainda há, também, o medo de que as medidas se tornem ainda mais restritivas novamente, ou que se estenda o lockdown. "Quando o Rutte deu a declaração, eles falaram que iria ser uma medida dura, rápida e pontual, para abaixar os casos. Mas dá um medo, porque, no começo da pandemia, também eram só 15 dias", destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES