Butantan anuncia que CoronaVac tem eficácia global de 50,4% em testes

O instituto já havia anunciado que a vacina atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados, mas ainda não havia anunciado a eficácia global, que aponta a capacidade de proteger em todos os casos.

MN | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Butantan e o Governo de São Paulo anunciaram durante uma coletiva de imprensa no início da tarde desta terça-feira (12), os dados completos da eficácia global da Coronavac, que atingiu 50,4% nos testes feitos no Brasil.  O instituto já havia dito que a vacina atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados, mas ainda não havia anunciado a eficácia global, que aponta a capacidade de proteger em todos os casos.

De acordo com o diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, a vacina foi testada com os profissionais de saúde porque eles têm a maior exposição ao vírus, muito maior que a população em geral. Os testes foram feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde.  Especialistas calculam que a taxa geral deve ficar pouco acima de 60%, o que é considerado um bom índice de proteção.

ASSISTA A COLETIVA NA ÍNTEGRA: 

“[O teste] não é a vida real exatamente. É um teste artificial, no qual selecionamos dentro das populações possíveis, selecionamos aquela população que a vacina poderia ser testada com a barra mais alta. A gente quer comparar os diferentes estudos, mas é o mesmo que comparar uma pessoa que faz uma corrida de 1km em um trecho plano e uma pessoa que faz uma corrida de 1 km em um trecho íngreme e cheio de obstáculos. Fizemos deliberadamente para colocar o teste mais difícil para essa vacina, porque se a vacina resistir a esse teste, iria se comportar infinitamente melhor em níveis comunitários”, disse.

Vale ressaltar que o Índice cumpre exigências da OMS e da Anvisa. ""Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial", defendeu o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o anúncio. 

FOTO - Divulgaççao/ Instituti Butantan



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES