“Capitã Cloroquina” contradiz Pazuello sobre datas da crise do oxigênio

Mayra Pinheiro, afirmou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello soube sobre o desabastecimento de oxigênio em Manaus no dia 8 de janeiro deste ano

Mayra Pinheiro na CPI da Covid | Marcelo Camargo- Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (25), a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, afirmou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello soube sobre o desabastecimento de oxigênio em Manaus no dia 8 de janeiro deste ano.

Leia Mais

A declaração contradiz versão dada por Pazuello à CPI na semana passada, quando ele sustentou que apenas teve conhecimento da situação na noite do dia 10 de janeiro.

“Eu estive em Manaus até o dia 5 [de janeiro]. O ministro teve conhecimento do desabastecimento de oxigênio em Manaus creio que no dia 8, e ele me perguntou: 'Mayra, por que você não relatou nenhum problema de escassez de oxigênio?’ ”, afirmou a secretária. 

Mayra disse que, enquanto esteve em Manaus, de 3 a 5 de janeiro, não foi informada pelo governo local sobre a iminência da falta de oxigênio hospitalar.

“Eu confirmei a informação com o secretário estadual de Saúde, perguntando: ‘Secretário, por que, durante o período da minha prospecção, não me foi informado?’”, relatou à CPI.

'Nenhuma responsabilidade'

Mayra Pinheiro, disse em seu depoimento na CPI da Covid nesta terça-feira (25) que o Ministério da Saúde teve "nenhuma" responsabilidade pelo colapso na saúde enfrentado pelo município de Manaus no início do ano e que a culpa dos casos seria do vírus. 

"Não, nenhuma responsabilidade. A responsabilidade... da doença é o vírus, senador, não é o Ministério da Saúde", disse Pinheiro. 

Ao ser questionada pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre problemas de gestão no estado do Amazonas, a secretária disse que existiam "vários", entre eles, a falta de "controle" e de "gerenciamento de crise".

"A gente não tinha um controle, um gerenciamento de crise, a gente tinha resolução de situações como políticas de apagar incêndio, não havia planejamento estratégico para o enfrentamento da doença; nas unidades básicas de saúde nós não tínhamos triagem, os pacientes que chegavam com Covid eram misturados com pacientes sem Covid, se contaminando mais", afirmou.

Mayra Pinheiro presta depoimento na CPI da Covid Foto: Marcelo Camargo- Agência Brasil 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES