Carlos Neder, médico e fundador do PT, morre vítima da Covid-19

Em nota, o PT afirmou que Neder “deixa um legado na vida do estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência e a reforma agrária popular”

Carlos Neder | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deputado, ex-vereador e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), o médico Carlos Neder morreu neste sábado em São Paulo, aos 67 anos. Neder estava internado na capital paulista desde 8 de agosto, em decorrência da Covid-19. 

Em nota, o PT afirmou que Neder “deixa um legado na vida do estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência e a reforma agrária popular”. Segundo a legenda, o político “revolucionou a capital como secretário de Saúde no governo da prefeita Luiza Erundina” e “ampliou acesso e serviços, enquanto fortaleceu a democracia e participação popular na política”. 

O partido lamentou ainda que a morte de um de seus fundadores “é mais uma consequência da política genocida que levou mais de 590 mil brasileiros à morte”. E concluiu dizendo que “sua história viverá como exemplo de generosidade, lealdade e compromisso com a classe trabalhadora”. 

Carlos Neder, de 67 anos, era médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Saúde Pública pela Unicamp. Nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Syul, e veio para São Paulo em 1970, tendo ingressado na Faculdade de Medicina da USP em 1973.

Médico Carlos Neder  morre de Covid-19 aos 67 anos em SP

Foi eleito deputado estadual em São Paulo, em 2005, e, atualmente, exercia seu terceiro mandato, todos pelo Partido dos Trabalhadores. Atuava em movimentos populares desde os anos 70 e foi secretário municipal de saúde durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1990-1992).

Ele exerceu ainda quatro mandatos como vereador na capital paulista, a partir de 1996. Na Assembleia Legislativa, apresentou mais de 60 projetos e foi autor de leis que instituem fóruns de saúde, como o Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social. Também foi autor da lei que institui o Quesito Cor nos bancos de dados ligados ao governo estadual – uma antiga reivindicação do movimento social contra o racismo.

Na Câmara, apresentou inúmeros projetos que resultaram na aprovação de programas como Banco do Povo (crédito para pequenos empreendedores), Educomunicação (rádio nas escolas), Prevenção de Violência nas Escolas, Conselhos Gestores do SUS, dos parques e dos CEUs (participação da comunidade nas ações públicas).

Tanto na Assembleia quanto na Câmara, Neder sempre atuou como fiscalizador do Executivo. Investigou e denunciou esquemas de corrupção, como o escândalo nas licitações para compra de frango para a merenda escolar e a fraude das carteiras de habilitação do Detran-SP.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também publicou uma nota de pesar sobre a morte do médico e político. Segundo Lula, o PT "perde uma referência", e "a política de São Paulo e do Brasil perde um grande homem".

"Um lutador que se vai em um momento que o país volta a reconhecer a importância da saúde pública. Fica o legado político, a inspiração e ensinamentos que serão tão importantes para continuarmos na luta por um país melhor para todos", diz o texto.

O Coletivo Cidadania Ativa também publicou um texto lamentando a morte de Neder.

"Generoso, chato, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, persistente, teimoso, inteligente. Deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência, a reforma agrária popular. Revolucionou a capital como Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços ao mesmo tempo que fortalecia os instrumentos de democracia e participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido", diz a nota do coletivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES