Caso Ronaldinho: empresária falta audiência e culpa coronavírus

O governo do Paraguai já confirmou seis casos de Covid-19 e determinou no último dia 10 medidas para restringir a circulação de pessoas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a prisão de Ronaldinho Gaúcho e o irmão, Roberto Assis, no Paraguai, a polícia procura pela empresária Dalia López, que seria a pessoa responsável pela emissão dos documentos falsos apresentados por ambos ao entrarem no país. A Justiça marcou para amanhã mais uma audiência com Dalia, que é considerada foragida, mas por meio de seus advogados, ela argumentou que a sessão deveria ser suspensa por conta do risco de contaminação do novo coronavírus. Segundo Dalia, ela tem diabetes e hipertensão, o que a incluiria no grupo de pessoas mais vulneráveis à doença. As informações são do Extra.

O governo do Paraguai já confirmou seis casos de Covid-19 e determinou no último dia 10 medidas para restringir a circulação de pessoas. O promotor do Ministério Público Marcelo Pecci informou, porém, que o MP adotou medidas que serviriam como garantia para que a audiência fosse realizada. Entre elas, a redução do expediente e do número de funcionários que conduzem os procedimentos jurídicos, adoção de precauções em relação à distância entre as pessoas e cuidados com a higiene.

— A atitude dela demonstra a falta de submissão à Justiça. Existem elementos suficientes de suspeita que motivam a imputação. Minha expectativa é de que o judiciário realmente valorize isso e submeta o processo o mais rápido possível, com a medida de prisão preventiva que já era necessária. Se ela continuar foragida, vamos continuar trabalhando e investigando baseados nessa atitude — disse à "ABC Color".

NORBERTO DUARTE / AFP 

As investigações apontam que a falsificação de documentos seria apenas a ponta de um iceberg que envolve um esquema de evasão cambial e lavagem de dinheiro, que teria Dalia como uma das líderes. Até o momento, 16 pessoas são investigados no caso.

Segundo o Ministério Público, a Fundação Fraternidade Angelical — da qual Dalia é presidente e que lançaria o Programa Saúde Móvel para Meninos e Meninas com Ronaldinho como garoto-propaganda — teria sido criada justamente para fazer parte do esquema. Assim como a Brasil Paraguai Investimentos, empresa criada por Wilmondes Sousa Lira (empresário e amigo de Assis) em 2019 em nome de sua mulher Paula Lira. É através dela que os irmãos Assis entrariam como sócios no negócio, que ao todo movimentaria US$ 400 milhões (R$1,8 bilhão). Por isso o interesse em se naturalizar e obter os documentos paraguaios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES