Casos confirmados de coronavírus sobem para 102 no PI, diz Sesapi

O Estado possui 1801 casos descartados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira (16/04) pela Secretaria de Saúde do Piauí apontou o aumento de 91 para 102 no número de casos confirmados de coronavírus e 8 mortes no Estado.

Segundo a Sesapi, foram confirmados mais 11 casos da doença ( 5 mulheres e 6 homens) , sendo 1 de Demerval Lobão, 1de Inhuma e o restante de Teresina.  Com isso, 12 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de Covid-19.

O Estado possui 1801 casos descartados. São 106 internados (73 leitos clínicos e 33 em UTI) e 48 altas.

No Brasil, houve um aumento de 10,8% no número de mortes pelo vírus. Segundo o Ministério da Saúde, o país já contabiliza 1.924 mortes, sendo que eram 1.736 na quarta. De acordo com o novo balanço desta quinta (16), há atualmente 30.425 casos confirmados (eram 28.320, aumento de 7,4%).

Os estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (853), Rio de Janeiro (300), Pernambuco (160), Ceará (124) e Amazonas (124).

Painel de controle em Teresina

Para possibilitar que a população acompanhe o mapeamento de casos de Coronavírus em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o “Painel de Monitoramento da Covid-19”, na quinta-feira (16).

A plataforma permite que se obtenha dados como a quantidade atualizada de casos confirmados, de internações, de óbitos e, ainda, a lista de bairros onde há registro de pessoas que adoeceram após contato com o vírus.

O acesso ao painel web pode ser feito por qualquer cidadão que esteja conectado à Internet, através do link www.painelcovid19teresina.pmt.pi.gov.br . “O Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) da FMS gera um banco de dados com o boletim consolidado, que é disponibilizado para a plataforma web e, então, os dados são atualizados diariamente”, explica a enfermeira e uma das coordenadoras do COE, Francisca Rodrigues.

Ambulâncias especializadas

Para ampliar ainda mais as ações para o enfrentamento a pandemia de Coronavírus dentro do estado do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está locando, por um período de seis meses, 10 ambulâncias que serão destinadas exclusivamente para o atendimento de casos Covid-19 dentro do estado. A utilização dos veículos evitará que pacientes de outras enfermidades tenham contato com ambientes relacionados a Covid-19, promovendo assim um transporte adequado de todos os pacientes dependendo de suas necessidades.

Além disso, a Sesapi também já possui um processo para aquisição de outros 30 veículos que serão distribuídos pela rede estadual de saúde, visando assim melhorar o suporte a população por todo o estado.

Pesquisa amostral em Teresina

A prefeitura de Teresina, em parceria com o Instituto Opinar, está realizando duas pesquisas sanitárias na capital, que incluem testes para COVID-19 envolvendo 900 pessoas. O objetivo é conhecer a situação da pandemia do coronavírus na cidade.

A amostragem das pesquisas será aleatória por estratos de sexo e idade, conforme dados populacionais atualizados das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana. Os questionários com perguntas sobre a saúde dos entrevistados serão aplicados em três etapas, sendo 300 entrevistas de cada vez.

“A pesquisa e coleta de exames estão sendo feitas por técnicos de nível superior, todos identificados. É uma pesquisa amostral para saber a situação do vírus na cidade”, explica Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), ressaltando que o fornecimento e a coleta dos testes rápidos para COVID-19 serão feitas por equipe treinada da Fundação.

Aplicativo de consultas médicas

O aplicativo Monitora Covid –19 foi lançado para ajudar o piauiense nesse momento de enfrentamento ao coronovírus. A população pode baixar, identificar sintomas, ver a rede mais próxima para atendimento de saúde e até falar diretamente com um médico. A utilização do Monitora Covid-19 permitirá que as pessoas recebam o atendimento em suas residências por meio do celular.

Para o primeiro acesso clique em criar conta, logo em seguida serão solicitadas informações importantes como nome completo, CPF, nome da mãe, sexo, endereço completo, número do celular e logo depois a criação de uma senha pessoal. Em passos simples você inicia o aplicativo e informa seu estado e cidade, logo em seguida você tem acesso a informações sobre o coronavírus, como formas de transmissão e medidas de higiene.

“É uma espécie de pré-triagem de consulta através do seu celular onde teremos um call center com médicos profissionais disponíveis para atendimento, o paciente vai dizer o que está sentindo, febre, tosse, entre outros e a partir daí será realizado pelo médico um diagnóstico, a partir disso será tomada as medidas necessárias, seja um encaminhamento para um hospital ou tratamento e isolamento em casa”, explica o governador Wellington Dias.

Coronavírus no mundo

O mundo registrou 2.107.331 infecções pela pandemia da covid-19, doença causada pelo coronavírus, até as 12h30 desta 5ª feira (16.abr.2020). A doença já matou 139.805 pessoas no mundo. EUA, Itália e Espanha seguem com os maiores números de mortes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES