Casos de Covid-19 ainda estão em crescimento no Piauí, diz pesquisa

O estudo é coordenado pelo professor do Departamento de Matemática da UFPI, Prof. Dr. Jefferson Leite.

Casos de Covid-19 ainda estão em crescimento no Piauí, diz pesquisa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de pessoas infectadas com a Covid-19 ainda está em crescimento no Piauí, sobretudo devido ao aumento de casos no interior do estado. Os dados são do estudo matemático do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que inclui dados do Hospital de Campanha Estadual (HCE).  O Estado registrou 16 mortes e 1.219 novos casos de coronavirus nas últimas 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde. O total de óbitos subiu para 1.401 e os casos confirmados saltaram de 53.224 para 54.443 no Estado.

O estudo é coordenado pelo professor do Departamento de Matemática da UFPI, Prof. Dr. Jefferson Leite. A partir da coleta de dados, elaborou-se um modelo preditivo para o avanço do número de casos e correspondentes gráficos evolutivos sobre a pandemia no Piauí. Segundo o professor, o número de casos estava estabilizando, mas voltou a aumentar. “Mesmo Teresina diminuindo o número de casos, as outras cidades estão aumentando por conta da interiorização do coronavírus. A gente constata isso através número de reprodução R (t) do vírus, que é o tão falado R0 que estamos acompanhando. Estamos vendo que o R0 está maior do que 1 ainda, e isso é um reflexo do aumento de casos no interior”, explicou o professor.

LEIA MAIS:  Cai número de internações por Covid-19 em leitos do Piauí; confira!

Pesquisa mostra que casos de Covid-19 segue em crescimento no Piauí (Divulgação)

Devido a esse aumento, o pico da Covid-19 no Piauí deve ocorrer nas próximas semanas. “A nossa previsão atual é a mesma previsão de março, feita com o isolamento perto de 50% durante um bom tempo e depois, um afrouxamento até 40%, que faz com que nossa previsão de pico seja para as próximas semanas. No gráfico, a gente percebe que o número de infectados não está muito diferente do dia anterior, está aumentando, mas não tanto, o que aponta a aproximação do pico”, disse.

Por outro lado, há a estabilização no número de óbitos devido a Covid-19. Conforme o pesquisador, isto pode ser explicado em função da melhoria dos sistemas hospitalares no tratamento do Covid-19, pois a medida que os casos foram ocorrendo os procedimentos médicos foram sendo atualizados e, consequentemente, a aprendizagem sobre o tratamento da pandemia foi se aperfeiçoando acarretando a diminuição de óbitos.

O coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI que inclui o HCE, Joel Rodrigues, relatou que o estudo matemático é de extrema importância pois prevê a evolução da pandemia no estado do Piauí.

Sistema hospitalares e tratamento da doença contribuiu para diminuir óbitos por Covid-19 (Renato Bezerra)

“É uma grande contribuição a partir da Universidade Federal do Piauí, no contexto do Projeto de PDI que inclui o Hospital de Campanha Estadual. Tem mostrado o papel da ciência e da academia no combate ao coronavírus. Parabenizamos o professor Jefferson Leite e sua equipe pelo excelente resultado de seus estudos e de seu modelo, que tem de fato, acompanhado muitíssimo bem a evolução da doença e prestado um notável serviço ao decisores públicos para suas tomadas de decisão”, afirmou. 

O professor Jefferson Leite é membro do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus - Consórcio Nordeste e do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI que inclui o Hospital de Campanha Estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES