Ceará confirma 15 casos da variante delta; governador mantém restrições

A variante delta do coronavírus é mais transmissível que as cepas anteriores do vírus e foi confirmada em passageiros vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e México.

Governador do Ceará, Camilo Santana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou o registro de 15 casos da variante delta da Covid-19 no estado.  Por causa disso, no decreto estadual de enfrentamento à pandemia da Covid-19, anunciado nesta sexta-feira (6), ele informou que não haverá novas medidas de flexibilização para a retomada das atividades econômicas no estado. 

A variante delta do coronavírus é mais transmissível que as cepas anteriores do vírus e foi confirmada em passageiros vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e México.

Governador do Ceará, Camilo Santana e secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto |FOTO: Reprodução

De acordo com o governador, será reforçado o monitoramento nos aeroportos do estado para evitar a transmissão da variante. "O Comitê deliberou e decidiu, que por precaução, por prudência, diante do surgimento dessa variante delta, que está preocupando o mundo inteiro, não fazer alterações ou avanços em relação ao decreto atual, permanecer o atual decreto, comparado com o anterior, sem alterações. Até porque essas variantes foram identificadas há menos de duas semanas, por isso precisamos saber como vai ser o comportamento, na próxima semana, da presença da variante delta, aqui no estado do Ceará, disse.

"Vamos manter o atual decreto com uma orientação: que as pessoas identificadas no aeroporto com a variante delta que fiquem em isolamento. Que as pessoas que estiverem no voo possam fazer o teste. Nossa preocupação agora é reforçar esse monitoramento para compreender as manifestações dessa variante.", complemento, em vídeo, publicado em suas redes sociais.

Ação na Justiça

Camilo afirmou que vai pedir na Justiça que seja feita a fiscalização para que as pessoas que viajam com destino ao Ceará comprovem o teste negativo para Covid em até 72 horas antes do voo ou comprove que recebeu as duas doses da vacina contra a doença.

Mais vacinas

O governador do Ceará confirmou, que nesta sexta-feira (6) e sábado (7), o Estado deve receber mais 377 mil novas doses para reforçar a imunização dos municípios. Os municípios cearenses já aplicaram mais de 5,7 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19; 1,75 milhões de pessoas imunizadas (com a segunda dose ou dose única). 

"Estamos na finalização de tratativas para aquisição de mais 3 milhões de doses da Sinovac, com intermediação do Butantan, com isso, isso reforçará significativamente, a nossa imunização no Ceará. Estamos com contrato firmado para aquisição dessas vacinas, que aceleraria todo o processo de vacinação aqui no Estado", informou.

Com informações do G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES