Censo Demográfico é adiado para 2021 por conta do Coronavírus

A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial

Censo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Coronavírus (COVID-19), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Só no Piauí, seriam contratados 2.621 recenseadores para visitar os mais de 3 milhões de domicílios do Estado.

Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Candidatos inscritos no seletivo serão ressarcidos

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores, que oportunizava mais de 3 mil vagas somente no Piauí, está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Suspensão de pesquisas presenciais

Do mesmo modo, foram suspensas as coletas presenciais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e dos índices de preços do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e, concomitantemente, no que concerne aos índices e preços do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

O IBGE segue estudando alternativas para a realização das pesquisas de modo que não envolvam visitas presenciais. Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série histórica dos dados.

Atendimento presencial está suspenso no IBGE

Também de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do Coronavírus (COVID-19), o atendimento presencial nas agências e demais unidades do IBGE está suspenso, por tempo indeterminado.

O atendimento ao público será feito somente via e-mail (informacoespi@ibge.gov.br) ou telefone 86 2106-4172 / 86 2106-4173.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES