Cerca de 18% dos internados no Piauí vem de outros Estados

Dias revelou a conversa que teve com os governadores vizinhos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) destacou na segunda-feira, 11 de maio, a preocupação com o fluxo de pacientes de outros Estados para o Piauí. Com cerca de 18% dos leitos ocupados por pessoas de outros entes federativos, o líder estadual revelou a conversa que teve  com os governadores vizinhos no sentido de resguardar o sistema local.

“É claro que tenho dialogado com o governador Flávio Dino, Camilo Santana, Paulo Câmara, Rui Costa, dialogado no sentido de ampliarem a capacidade de atendimento, porque o plano do Piauí levou em conta a população do Piauí, e estimamos que pessoas vindas de outros Estados um número bem menor”, disse.

O líder do Poder Executivo revelou que o Piauí é um Estado solidário, mas que regras devem ser estabelecidas para evitar um colapso na rede hospitalar piauiense. “Se este número permanecer na casa de 18% tem sido possível atender, somos um Estado solidário, mas a medida do tempo temos um regramento cada vez mais duro nas fronteiras. Tive uma agenda com a SSP para um monitoramento com drones, para evitar a desorganização do nosso plano”, disse.

UTIs prontas no HGV  (Divulgação)

Welington Dias voltou a criticar a inércia do Governo Federal em torno da construção de um plano unificado entre os  Estados e a União, de modo que os entes possam sair da crise no menor tempo possível. “Há a necessidade que haja um plano único, o Piauí  não é uma ilha  no Brasil, o que acontece nos demais entes afeta o Piauí, muitos piauienses que estiveram noutros Estados vieram ao Piauí, todo este esforço será quebrado se tivermos pessoas importando coronavírus de outros Estados. Eu acho que o coronavírus já chegou em 224 municípios, onde não foi descoberto ali é porque a testagem foi baixa”, destacou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES