Chile vacina 30% da população com 1 dose e se torna exemplo; entenda

13% da população chilena já foi imunizada com as duas doses da vacina, o que garante a proteção completa contra o coronavírus.

Vacinação | Esteban Félix/AP/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Chile foi o primeiro país da América do Sul a começar uma campanha de vacinação contra a Covid-19, ainda no fim do ano passado. Em menos de três meses, o país vacinou cerca de 30% de sua população com pelo menos uma dose. As informações são do G1.

Vacinação no Chile, até sexta (19):

5.475.578 primeiras doses aplicadas

2.641.738 receberam as duas doses

41.321 vacinados nas últimas 24h

Mas os planos do governo de Sebastián Piñera são ambiciosos: o presidente prometeu que 80% dos chilenos serão vacinados até o mês de julho. Ele mesmo, Piñera, de 71 anos, recebeu as duas doses da vacina, o que garante a proteção completa.

O país de 19 milhões de habitantes se tornou exemplo na região pela rapidez de sua campanha. Entenda como é que o Chile chegou até aqui:

Compra antecipada e garantia de doses

Calendário claro e organizado

Coordenação do governo federal

Foto: Esteban Félix/AP/Arquivo

Doses contratadas

O governo chileno começou a negociar a compra de vacinas com muita antecedência e encomendou, até agora, cerca de 36 milhões de doses – isso é o bastante para imunizar duas vezes a população do país.

Até o momento, a autoridade sanitária chilena autorizou o uso emergencial das vacinas da Pfizer/BioNTech e Sinovac – são elas as usadas na campanha de vacinação gratuita e voluntária coordenada pelo Ministério da Saúde.

A vacina da Pfizer foi a primeira a ser aprovada em todo o mundo, já a da farmacêutica Sinovac, a Coronavac, é a mesma distribuída no Brasil que aqui é produzida em parceria com o Instituto Butantan. As doses do Chile são importadas diretamente da China.

Além disso, o Chile tem acordos de compra com ao menos quatro farmacêuticas: Sinovac, Pfizer/BioNTech, AstraZeneca e Johnson & Johnson – fechados enquanto ainda estavam em diferentes fases de pesquisas.

Foto: Ivan Alvarado/Reuters/Arquivo

Calendário

O Chile começou sua campanha de vacinação na véspera de Natal do ano passado, assim que o primeiro carregamento da Pfizer desembarcou no país, após a aprovação da agência reguladora.

Naquele momento, com escassez de doses, apenas profissionais da saúde da linha de frente foram vacinados – cerca de 600 mil pessoas.

Com a importação de mais vacinas, o governo chileno ampliou a vacinação para idosos acima dos 60 anos, profissionais da educação – professores e funcionários de escolas –, e foi reduzindo semanalmente a faixa etária dos vacinados.

Foto:: Ministério da Saúde

Na segunda quinzena de março, o país anunciou a vacinação de pessoas com idades entre os 16 e 45 anos – a cada dia um grupo, dos mais velhos aos mais novos – com doenças crônicas como asma, hepatite, obesidade, cardiopatias e câncer.

Semanalmente, o Ministério da Saúde anuncia os novos grupos que podem receber a vacina, que é distribuída em centros de saúde pelo país.

Entre os dias 22 e 28 de março, o Chile começa a imunização de trabalhadores do transporte e de serviços essenciais, pessoas com mais de 57 anos também começarão a ser vacinadas.

Aposta de Piñera

O investimento na vacinação foi uma aposta do governo de Sebastián Piñera, que ainda no início da pandemia seguia afundado na crise política e social iniciada em 2019. Com o sucesso na negociação e aplicação das vacinas, Piñera tenta recuperar sua popularidade.

O Chile demorou um pouco para responder aos avanços da doença no país, e chegou a registrar – logo na primeira onda da pandemia – mais de 7 mil novos casos de infecção a cada dia. Criticado por privilegiar a economia do país sobre a saúde da população, Piñera se viu obrigado a decretar uma quarentena pesada para conter a Covid-19, medida que ainda segue mesmo com a vacinação bastante avançada.

Ao menos 10% da população chilena enfrenta algum tipo de bloqueio – isso por conta do plano Passo a Passo, em que há cinco fases de controle da pandemia, sendo a Fase 1 o lockdown completo e a 5, normalidade. Além disso, o país está sob o estado de emergência, com toque de recolher a partir das 22h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES