Cidade na Paraíba vacina crianças com doses para adulto e vencidas

Segundo a prefeitura de Lucena, crianças que receberam as vacinas contra Covid-19 não apresentaram reações adversas. No entanto, as mães relataram sintomas gripais, febre alta e vômito. MPF investiga a situação.

Mães | Repeoducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As mães de algumas crianças vacinadas contra Covid-19 com imunizante de adulto e vencido em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa (PB), relataram efeitos colaterais em seus filhos. De forma indevida, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural aplicou a vacina em pelo menos 60 crianças, antes da chegada da vacina com dosagem adequada à Paraíba.

A agricultora Maria das Neves disse que recebeu uma ligação de sua cunhada informando que tinha vacinado a sobrinha dela. Maria foi, então, com o filho de 10 anos à UBS para que ele também fosse vacinado.

"Quando cheguei no posto, deram a vacina no menino. Só que agora, a gente assistindo na TV, apresentou que a vacina vai chegar na Paraíba [para crianças]. Aí, a gente que deu ficou tudo desesperado", contou Maria, preocupada.

Segundo os moradores, as crianças vêm sendo vacinadas desde dezembro de 2021 na UBS da comunidade. Nos cartões de vacinaçã de algumas crianças, a data de imunização com a primeira dose é do dia 21.

Josélia Balbino contou que a maioria das crianças da comunidade já foram imunizadas. "A gente fica sem saber o que fazer", disse a agricultora.

"Teve febre depois da vacina, uma gripe que deu nele que até agora ele tá gripado. E passou quatro dias com o braço sem poder mexer", contou Maria das Neves.

Janete Quirino relata que sua filha tinha 9 anos quando recebeu o imunizante. Uma semana depois de vacinada, ela começou a apresentar sintomas gripais, e ela voltou à UBS.

"Febre alta, 40 graus de febre e vômito. Deu dipirona [na UBS] e a médica consultou, ficou em observação em casa, tomando vitamina C e antitérmico. A médica viu [o cartão de vacinação] e não disse nada", ressaltou.

Irailde Maria desconfiou da vacinação para crianças e preferiu esperar um pouco para imunizar os netos. "A gente ficou com o pé atrás e não permitiu que as crianças fossem vacinadas", disse.

Entenda o caso

O Ministério Público Federal da Paraíba recebeu uma denúncia referente à imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena, região metropolitana de João Pessoa.

A vacinação contra Covid-19 para o público infantil teria acontecido 7 dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada, ao estado.

De acordo com a denúncia, cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos.

A prefeitura de Lucena disse, em nota, que "uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização" e que "está pondo, à disposição das famílias, acompanhamento médico e monitorando as crianças".

Segundo a prefeitura, as crianças que receberam as vacinas não apresentaram reações adversas. No entanto, as mães relataram sintomas gripais, febre alta e vômito.

O Ministério da Saúde também se pronunciou em resposta a GloboNews. Em nota, afirmaram que "acompanha os casos das crianças que foram vacinadas contra a Covid-19 com doses destinadas a adultos e recomenda cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis".

A denúncia foi racebida pelo secretário de saúde Geraldo Medeiros, na noite desta sexta (14). Ele afirmou que teve acesso ao vídeo de uma das mães que usou as redes sociais para divulgar o caso.

Medeiros confirmou, inclusive, que as vacinas da Pfizer, destinadas a adultos e adolescentes, que foram aplicadas em crianças na zona rural do município de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, estavam vencidas. O lote vencido aplicado foi o FM 3457.

O Ministério Público Federal (MPF) segue investigando o caso. Nesta segunda (17), serão ouvidos o secretário de saúde de Lucena, a Vigilância Municipal, familiares das crianças, a técnica de enfermagem que aplicou as vacinas (que já foi afastada), além do prefeito da cidade.

Conforme o secretário de saúde do estado, "as crianças estão sendo monitoradas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES