Cidade que teve vacinação em massa contra Covid-19 não tem pacientes em UTI

De acordo com a prefeitura de Botucatu (SP), a queda nas internações em UTI é resultado da grande cobertura vacinal no município. A cidade faz parte de um projeto de verificação de efetividade do imunizante AstraZeneca

Vacinação em massa em Botucatu (SP) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Botucatu (SP) não registrou nenhum caso de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) nos hospitais do município. O município é parte de um projeto de verificação de efetividade do imunizante AstraZeneca que está sendo conduzido pelo Ministério da Saúde e a prefeitura de Botucatu, junto com a Universidade de Oxford, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o laboratório AstraZeneca, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Bill e Melinda Gates.

De acordo com a prefeitura, a queda nas internações em UTI é resultado da grande cobertura vacinal no município. Até esta terça-feira (18), a cidade registrou 100 mil pessoas vacinadas com a dose de reforço. O número equivale a cerca de 70% de toda a população.

Botucatu teve vacinação em massa em 2021 | FOTO: Divulgação

Avanço da Ômicron

Por outro lado, a cidade vivenciou um grande aumento de casos leves da doença. Para se ter ideia, Botucatu encerrou a última semana com 1.919 casos confirmados de covid-19, um recorde desde o início da pandemia. No último pico de casos no município, ocorrido no dia 12 de junho de 2021, a cidade registrou 988 casos semanais. Neste período, a Botucatu chegou a ter 38 pacientes em leitos de UTI. 

“Embora o grande número de casos, devido à característica da nova variante Ômicron, não vemos esse aumento refletido nas internações e nas mortes. Isso demonstra a eficiência da vacina e a importância de cada botucatuense que ainda não se imunizou procurar o quanto antes um posto de saúde. Iniciamos nesta semana a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade e queremos o quanto antes proteger todas elas”, destacou o secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

90% da população vacinada

Com duas doses do imunizante, o município chega a 90,95% da população imunizada, sendo a maior cobertura vacinal do estado de São Paulo, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Estudo da Oxford em parceria com a Fiocruz imunizou 66 mil habitantes de Botucatu em 16 de maio e outros 5.000 uma semana depois, no dia 22. A segunda dose para esses públicos ocorreu em agosto. O objetivo da pesquisa é descobrir a efetividade da vacina da Oxford após a primeira dose, após a segunda, sobre cada cepa circulante, o impacto da imunização em massa na transmissibilidade e o chamado efeito rebanho.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES