Cinco pacientes recebem alta e já retornam para Manaus nesta sexta

O HU ainda informa que as passagens para a locomoção já foram emitidas e o grupo conta com um acompanhante como suporte.

Danilo deixa hospital da UFPI | Foto: Romário Farias - SCS/UFPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco pacientes que foram transferidos de Manaus para Teresina tiveram alta, nesta quinta-feira (21), após tratamento contra a Covid-19 no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI). Agora, eles ficam hospedados em um hotel e embarcam de volta para a capital amazonense nesta sexta-feira (22). Os pacientes chegaram a Teresina no dia 15 de janeiro vindos de Manaus (AM), que vivia um colapso na saúde por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19.

Segundo informações do hospital, nenhum dos cinco pacientes que tiveram alta chegou a ser intubado e todos receberam o tratamento de corticóide e oxigenoterapia, baseado em um estudo publicado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

São eles: Danilo Moura de Araújo, Leonardo Rafael Perez Cova, Francinete Binda Dutra, Jakeline Silva e Daniela Pereira.

O HU ainda informa que as passagens para a locomoção já foram emitidas, saindo de Teresina às 15:55hs e chegando em Manaus à 00:25h. Os pacientes terão um acompanhante como suporte do grupo.

Danilo deixa hospital da UFPI (Foto: Romário Farias - SCS/UFPI) LEIA MAIS:

Pacientes de Manaus com Covid-19 desembarcam em Teresina; vídeos

Pacientes de Manaus do HU falam com familiares através da telemedicina

O gerente de atenção à Saúde do Hospital Universitário, Maurício Giraldi, informou que os pacientes que receberam alta na manhã de quinta-feira responderam bem ao tratamento em um tempo considerado adequado, acrescentando que alguns dos pacientes chegaram a ter até 70% do pulmão comprometido.

"Os mais graves têm esse comprometimento maior por isso foram levados para a UTI. A evolução foi dentro do tempo esperado. Realmente esses pacientes quando respondem à medicação esse é realmente o período", falou Maurício Giraldi.

Os quatro pacientes de Manaus que ainda permanecem internados também evoluem bem e devem receber alta nos próximos dias. "Estão bem e já devem ir para a enfermaria", falou  Ele disse que o hospital está preparado para receber pacientes de outros estados, caso ainda haja necessidade.

"Não fomos acionados, mas estamos preparados. Há a sinalização de que fiquemos preparados, caso haja necessidade. Do mesmo jeito que a gente respondeu com essa estrutura em menos de seis horas, estamos prontos" falou Maurício Giraldi.

Cinco dos 9 pacientes de Manaus em Teresina receberam alta no HU da UFPI  - Foto: Divulgação

Colapso em Manaus 

Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio. Além de receber os nove pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus

Segundo o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com Covid. As hospitalizações de janeiro também já haviam superado o mês de maio, que passou a ser o terceiro mês com mais internados (1.926).

Paciente de Manaus recebe alta no HU



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES