COE alerta sobre o risco do colapso da rede pública de saúde no Piauí

O Comitê destacou que sempre existiu o alerta e a possibilidade de retroceder no processo de reabertura, a depender dos números da doença.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou, neste sábado (30), uma nota de esclarecimento direcionada à população piauiense em relação às restrições do decreto estadual e alertando o risco de colapso da rede pública de saúde.  O COE completa um ano de gerenciamento e acompanhamento da pandemia neste mês. 

Desde o início da retomada das atividades econômicas no Piauí, em julho de 2020, que foi feita de forma segmentar e gradativa, o comitê destacou que sempre existiu o alerta e a possibilidade de retroceder no processo de reabertura, a depender dos números da doença. “Fomos um dos únicos estados brasileiros que não retrocedeu até o momento, flexibilizando cada vez mais, até o auge do processo, que está sendo a retomada das atividades educacionais presenciais. No entanto, desde o início de janeiro de 2021 observa-se uma diminuição progressiva da porcentagem dos leitos livres de UTI COVID no Piauí”, diz trecho do comunicado. 

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

O COE alerta sobre o momento atual da pandemia no estado, com risco iminente de colapso na rede pública de saúde. Fatores como aumento dos casos de Covid-19 em decorrência das aglomerações ocorridas nas festas de final de ano, elevação da taxa de ocupação dos leitos de UTI, além da presença de novas variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 no território brasileiro com maior poder de disseminação e do carnaval, podem influenciar diretamente para isso.

“Por tudo isso, é dever do COE alertar sobre a importância das medidas constantes do Decreto nº 19.455/2021. A normatização nele contida promove ações que contribuem decisivamente para evitar risco de colapso da rede pública de saúde. A restrição à circulação de pessoas não constitui uma punição a ninguém, mas uma opção disponível para reduzir a transmissão da doença, utilizada no mundo inteiro, inclusive vários países europeus encontram-se, no momento, com algum grau de restrição. O combate à COVID-19 não é feito apenas com recursos financeiros e aumento da fiscalização. Caso isso fosse suficiente, países de primeiro mundo não teriam registrado centenas de milhares de mortes”, aponta a nota. 

O comunicado finaliza que a rede de saúde de Teresina é referência para todo o estado e que um colapso no atendimento na capital trará consequências graves para todos os municípios. “Por isto, temos que continuar o trabalho que vem sendo executado, garantindo acesso de todos aos serviços assistenciais, mas, para tanto, todos temos que contribuir, respeitando as medidas de prevenção. O enfrentamento à pandemia é dever conjunto do estado, da sociedade e de cada cidadão. De nada adianta somente aumentar o número de leitos de UTI e de fiscais da vigilância, se não houver compreensão e colaboração de toda a população sobre o momento crítico pelo qual podemos passar”, completa.   

LEIA MAIS:  Vídeos flagram bares abertos com aglomeração na zona Leste de Teresina

LEIA MAIS:  Dr. Pessoa libera música em bares até meia noite e shopping até 22h

LEIA MAIS:  Justiça proíbe que PMT autorize eventos que causem aglomeração



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES