COE libera uso de máscara em locais fechados na segunda-feira em Teresina

Fica mantido o uso obrigatório de máscaras em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19

Teresina vai liberar uso de máscaras em locais fechados na segunda (28) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No final da tarde deste sábado (26), a Prefeitura de Teresina, através do Comitê de Operações Emergenciais (COE) municipal, informou que, na próxima segunda-feira (28), será dado início à quarta etapa de flexibilização das medidas excepcionais de contenção da Covid-19 na capital.

Com isso, fica revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como, por exemplo, em escolas e academias.

"Ao fechamento da 12ª semana epidemiológica de 2022, neste sábado, às 18h, os indicadores epidemiológicos da Covid-19 permanecem apontando baixo nível de transmissão da doença na cidade. Portanto, está confirmado para a próxima segunda-feira, 28, o início da quarta etapa de flexibilização", diz a nota.

COE libera uso de máscara em locais fechados na segunda-feira em Teresina - Foto: Pixabay

De acordo com o Decreto nº 22.200, publicado no dia 7 de março, fica mantido o uso obrigatório de máscaras em pessoas com  maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19, como idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

Marcelo Adriano, Neurologista e integrante do COE-FMS, disse que Teresina inicia a quarta etapa de flexibilização e que o uso de máscara passa a ser opcional aos cidadãos.

Marcelo Adriano, Neurologista e integrante do COE-FMS  - Imagem: Reprodução

"Teresina inicia agora, a quarta etapa de flexibilização das medidas excepcionais de contenção da Covid-19. O uso de máscara passa a ser opcional aos cidadãos. A decisão pela revogação da obrigatoriedade foi baseada nos indicadores epidemiológicos locais. É importante reforçar que o uso da máscara não ficou proibido, pelo contrário, as pessoas que preferirem ou precisarem manter o uso por qualquer motivo que seja, terão toda liberdade e até nosso apoio para que continuem fazendo assim", finaliza.

Desde 14 de março, a não obrigatoriedade da máscara era apenas para os espaços ao ar livre, incluindo espaços de lazer e dedicados à prática esportiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES