COE-PI discute novas medidas; expectativa é de decreto mais rígido

Como Wellington Dias foi para o Distrito Federal em visita ao laboratório da União Química, a reunião sobre a definição do decreto e as medidas discutidas só ocorrerá amanhã, com o retorno do governador ao estado.

rut | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, através do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), está realizando uma série de reuniões nesta terça-feira (02), para discutir novas medidas diante da alta da Covid-19 no estado. A expectativa é de um novo decreto mais rígido, diante de um cenário de colapso iminente na rede de saúde.

Segundo informações apuradas pelo Meionorte.com, o comitê se reuniu no início da tarde com técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na sequência, às 15 horas, iria ocorrer um encontro com representantes do setor econômico e logo em seguida, às 17 horas, com donos de escolas. No entanto, foram canceladas. Como Wellington Dias foi para o Distrito Federal em visita ao laboratório da União Química, a reunião sobre a definição do decreto e as medidas discutidas só ocorrerá amanhã, com o retorno do governador ao estado.

Novo decreto pode ter medidas mais rígidas diante da alta da Covid-19 no estado (Foto: Ascom/FMS)

O líder do executivo estadual já havia adiantado a possibilidade de restringir o comércio e atividades sociais caso as medidas adotadas nos últimos dias, como o toque de recolher e o lockdown parcial no final de semana, não conseguissem reduzir os novos casos e mortes por Covid-19 no Piauí. Além disso, em suas redes sociais, ele declarou que o Brasil está à beira de um colapso nacional, pois em diferente dos colapsos de Manaus (AM), Maranhão e Ceará, os estados não têm mais condições de receber mais pacientes dos vizinhos. 

Vacina Sputinik V

Wellington Dias informou que até a próxima semana espera um posicionamento da Anvisa sobre a liberação do uso emergencial da vacina contra COVID-19 Sputinik V. Os responsáveis pelo laboratório brasileiro informaram que até a próxima sexta-feira vão enviar a documentação à Agência solicitando o uso emergencial no Brasil. A fase três de testes já foi concluída no país.

O que os governadores estão pedindo à União Química neste momento é que elaborem um cronograma com a capacidade de entrega de vacinas para garantir a compra e entrega nos meses de abril, maio e junho. A meta, segundo WD, é imunizar mais de 70% da população até julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES