Com 217 mil infectados, Covid já atinge 25% da população de Teresina

Nova rodada da pesquisa sorológica feita pela Prefeitura de Teresina foi divulgada nesta quinta-feira, 16 de julho

Com 217 mil infectados, Covid já atinge 25% da população de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em videoconferência na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os dados da 13ª rodada da pesquisa sorológica, feita entre os dias 11 e 13 de julho em Teresina. O levantamento mostra um crescimento de 39% no contágio na cidade, alcançando a marca de 217.673 contaminados, o que representa 25,11%. Ou seja, a cada 4 teresinenses,  1 já foi infectado pelo Sars-Cov-2.

“A quantidade de casos positivos, o percentual 25,11%, com 217.673 positivados; se olharmos para os casos oficiais confirmados nos dá uma taxa de subnotificação de 21 vezes; a cada caso confirmado temos outros 20 que não são testados/confirmados.   A subnotificação continua sendo relevante”, disse.

A taxa de transmissibilidade, denominada R0, também voltou a crescer, atingindo 1,14. Na rodada anterior o índice havia ficado pela primeira vez abaixo de 1. O indicativo acendeu  o sinal amarelo em relação ao processo de reabertura.  “Nessa segunda semana de julho voltou até um crescimento significativo, 39%, esse número causou uma preocupação de início.  Já fica essa dúvida e ela tem que ser observada na próxima semana, se esse aumento é em detrimento do que aconteceu semana passada, ou se foi uma correção de rota. Acende um sinal amarelo quanto a reabertura”, constatou.

Um indicador positivo, porém, é que a maioria dos positivados em Teresina já adquiriu anticorpos. “A quantidade de pessoas já imunes pode ser uma barreira para a progressão. A imensa maioria, a rigor, já está com o IGG desenvolvido plenamente ou sendo desenvolvido. Ao longo do tempo o IGM é constante e vem caindo, o que mostra  uma tendência oposta, cresceu a quantidade de positivos, mas dentro dos positivados cresceu substancialmente os que já estão imunes”, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES