Com 95% das UTIs ocupadas, HGV se prepara para expandir rede de leitos

O HGV já atendeu quase mil pacientes com o novo coronavírus.

yuo | fy
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) se prepara para abrir mais 10 leitos na próxima semana. Com a ampliação, o hospital vai contar com 90 leitos de UTI, sendo 70 somente para paciente com Covid-19. O HGV já atendeu quase mil pacientes com o novo coronavírus.

“Analisando os dados do estado e da capital, observamos um crescimento muito grande de pacientes graves necessitando de terapia intensiva. Diante desse contexto, nós resolvemos abrir mais 10 leitos de UTI Covid e abastecer o estoque de oxigênio e medicamentos. Ficaremos com 70 leitos de UTI Covid e 20 não Covid. Já estamos com a UTI praticamente montada, até o fim de semana, concluiremos tudo”, explica o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes.

Foto: Divulgação

Segundo o gestor, mais importante que abrir leitos é manter as medidas restritivas e o isolamento social. “A abertura de novos leitos é importante e salva vidas, mas o mais importante é que as pessoas se cuidem, com a adoção de medidas preventivas como praticar o isolamento social, uso de máscara e álcool em gel para evitar a doença e não colapsar o sistema de saúde”, destaca o diretor.

Mesmo com essa ampliação, o presidente da Fepiserh, órgão que gerencia o HGV, Ítalo Rodrigues, alerta para a importância do respeito às medidas restritivas e do distanciamento social para diminuir a taxa de transmissão do vírus, cada vez mais crescente. “Com esse esforço, vamos aumentar os leitos de UTI no estado. É a terceira ampliação em menos de um mês e, ainda assim, o sistema de saúde opera no limite. Isso significa que só abrir leitos não vai conter a pandemia, é preciso manter os cuidados preventivos para evitar a disseminação do vírus”, destacou o gestor.

Foto: Divulgação

Fonte: Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES