Com escassez de vacinas, número de pessoas sem 2ª dose chega a 5 milhões

Na segunda quinzena de abril, várias cidades começaram a interromper a aplicação da Coronavac por causa do atraso na entrega de novos lotes do produto.

Falta de insumos suspende produção da vacina Coronavac | Tânia Rêgo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A escassez de vacinas contra a Covid-19 está atingindo muitos estados brasileiros e nem mesmo aqueles que tomaram a primeira dose tem a chance de completar sua vacinação. 

O número de brasileiros que estão com a segunda dose atrasada triplicou. Anteriormente, o Ministério da Saúde computava que havia cerca de 1,5 milhão de pessoas na qual a segunda dose estava atrasada, contudo agora, já são 5 milhões de pessoas que receberam a primeira dose mas perderam o prazo de serem vacinados com a segunda dosagem. 

No dia 13 de abril, o Ministério da Saúde havia informado que cerca de 1,5 milhão de pessoas não havia retornado no prazo para tomar a segunda dose. Na segunda quinzena de abril, várias cidades começaram a interromper a aplicação da Coronavac por causa do atraso na entrega de novos lotes do produto. 

Esse é um dos principais motivos apontados pelos gestores para o aumento expressivo no número de pessoas que não tiveram seu esquema vacinal completo. 

Com a produção suspensa da Coronavac pelo Instituto Butantan, desde o dia 12 de maio, devido à falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), o número tende a subir. A produção da vacina deve ser retomada depois da chegada do material, que está previsto para ser enviado ao Brasil até o dia 25 de maio.

Produção da vacina Coronavac está suspensa por falta de insumos | FOTO: Tânia Rego/Agência Brasil

Com informações do Estadão Conteúdo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES