Com novas ações, Piauí alcança 55,4% de isolamento no domingo

Em live, governador ainda indicou ainda que houve um aumento no número de pacientes de outros Estados e que vai conversar com os governadores vizinhos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em transmissão ao vivo realizada no final da manhã desta segunda-feira, 18 de maio, o governador Wellington Dias (PT) apresentou o resultado das ações adotadas no final de semana contra a pandemia da covid-19, indicando que o isolamento social no Estado alcançou a marca de 55,4% no domingo; um dos melhores do país superando até mesmo entes que estão em lockdown, como o Maranhão.

“Alcançamos o resultado que foi planejado. Nós vínhamos numa linha de crescimento muito grande, de pessoas contaminadas, de pessoas que entraram na rede hospitalar. Só para termos uma noção do efeito disso. Nos últimos dias tivemos 50 dos 80 óbitos. Esse resultado do final de semana, queremos ter como consequência uma queda nesta curva, foi uma abordagem que exigiu uma operação”, disse.

Reprodução/ Youtube

O governador ainda sinalizou que se reuniu com o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Jonas Moura; e o prefeito de Teresina, Firmino Filho; onde discutiram novas ações para evitar a disseminação do novo coronavírus. Nisto, Dias apontou  que irá conversas com os governadores Flávio Dino, Camilo Santana e Paulo Câmara por conta de um aumento no número de pacientes com Covid-19 vindos dos Estados vizinhos, assim a ideia é ter um plano conjunto para amenizar a situação, tendo em vista que o Piauí não quer sobrecarregar a sua  rede.

“Fizemos uma reunião com a APPM e o prefeito de Teresina, e aprovamos quatro medidas; primeiro um alerta que tivemos um aumento na procura pela UTI, ultrapassamos 50% das vagas, embora tenhamos o total de leitos com respiradores 43%, isso a necessidade de um alerta nos vários municípios que precisamos garantir as condições de atendimento; cresceu também o número de pacientes de outros Estados, de modo especial do Maranhão, vou dialogar também com Ceará, Pernambuco, para que tenhamos um plano conjunto”, disse.

Outras medidas

Wellington Dias e os prefeitos também formalizaram a adoção de novas medidas de prevenção, como por exemplo, a realização do cadastro de idosos e pessoas com comorbidades no Monitora Covid. 

“Precisamos também adotar medidas de prevenção, temos o monitora Covid; tivemos um crescimento das pessoas idosas, cardíacas e diabéticas, chegando a rede hospitalar numa fase já muito avançada, e queremos agora trabalhar uma grande operação com a Rede e Atenção Básica para que possamos cadastrar todas as pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades no Monitora Covid, para que a partir daí  tenhamos condições de fazer uma consulta médica a partir do celular”, disse. 

Outra medida é a ampliação dos laboratórios para a realização da testagem da covid-19; em parceria com a Universidade Federal do Piauí outras cidades passarão a fazer o PCR.  “Além disso estamos ampliando o laboratório para a realização de exames, PCR, estamos acertando também com a Universidade Federal; estamos acertando também para ter os EPIs e ter o Busca Ativa Médica Covid-19. Se conseguimos proteger os que  correm mais riscos é uma avanço muito grande para garantir um tratamento mais cedo; com mais testes vamos garantir mais condições  de isolamento e quebrar a transmissibilidade”, apontou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES