Começa nesta sexta o toque de recolher na cidade de Salvador

A medida foi adotada por conta do risco de colapso no sistema de saúde baiano.

Salvador | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os baianos vão ‘sextar’ mais cedo. Nada de bares, restaurantes ou qualquer outra movimentação depois das 22h de hoje em Salvador e outras 342 cidades do estado. A regra é clara: se não houver justificativa de urgência, todo mundo deve ficar em casa enquanto vigora o toque de recolher. Pela regra instituída pelo governo baiano em decreto, das 22h às 5h do dia seguinte, até o dia 25 de fevereiro, somente atividades essenciais estarão liberadas para funcionar. 

A medida foi adotada por conta do risco de colapso no sistema de saúde baiano devido ao aumento de casos de covid-19 e aos altos índices de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e de atendimentos nos gripários da capital. Essas unidades estão com longas filas e dificuldade de regular pacientes. No gripário do Pau Miúdo, por exemplo, os atendimentos saltaram de uma média de 1,1 mil mensais para 4,5 mil, somente em janeiro, com perspectiva de 5 mil atendimentos agora em fevereiro. 

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ontem, dos 1078 leitos de UTI para adultos no estado, 76% deles estavam com pacientes graves do novo coronavírus. Nas UTIs pediátricas, a ocupação é de 67%. Em Salvador, dos 1049 leitos de UTI disponíveis para adultos, 75% estão ocupados. Nas pediátricas, a ocupação é de 74%. 

Fiscalização

A Polícia Militar da Bahia informou que, durante o período de restrições, irá direcionar os esforços da tropa junto com outros órgãos das administrações municipais para que as medidas previstas no decreto sejam cumpridas pela população. A orientação é levar os infratores resistentes para a delegacia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES