Comércio no RJ e Inglaterra funcionará 24h para evitar aglomeração

No Rio, medidas foram anunciadas pelo governador Cláudio Castro e o prefeito Marcelo Crivella.

Praia no Rio de Janeiro durante a pandemia | Tania Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), e o prefeito da capital fluminense, Marcelo Crivella (Republicanos), anunciaram que o combate à pandemia se dará por meio do aumento do número de leitos em hospitais públicos e fiscalização dos protocolos sanitários. As informações são do Valor Econômico.

Apesar da alta nos números de casos e mortes de covid-19 nas últimas semanas, eles descartam, por ora, qualquer reversão na flexibilização do isolamento social ou fechamento de comércio e serviços.

Crivella e Castro anunciaram que os shopping centers do Rio de Janeiro terão autorização para funcionar 24 horas por dia daqui para frente, a fim de “evitar pressa” nas compras e aglomerações com o aumento do fluxo de consumidores perto do Natal e do Ano Novo.

Segundo Castro, esse regime de funcionamento pode perdurar depois das festas de fim de ano, até o fim da pandemia. Eles não informaram, no entanto, como ou se o fluxo de pessoas em centros comerciais será controlado – para evitar concentração de pessoas no mesmo horário.

Praia no Rio de Janeiro durante a pandemia - Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Crivella também afirmou que, por recomendação do Ministério Público Estadual (MP-RJ), suspenderá as aulas nas escolas públicas da capital. Também disse que, no dia 31, véspera do Ano Novo, o metrô da cidade funcionará apenas até as 20h.

“A pandemia não foi embora, vivemos um ano de prejuízos incalculáveis. Precisamos que a cadeia produtiva, os shoppings, mercados, restaurantes e transportes, para que não haja retrocesso, promovam o distanciamento, o uso da máscara, álcool gel e sanitização”, continuou.

Com relação à vacinação, Castro prometeu que o Estado não ficará para trás e que, em caso de atraso nas políticas do governo federal, comprará suas próprias vacinas.

MEDIDAS TAMBÉM NA INGLATERRA

O secretário de habitação do Reino Unido, Robert Jenrick, afirmou nesta 2ª feira (30.nov.2020) que os comércios ingleses poderão funcionar por 24h até o Natal e também em janeiro de 2021. A ideia é evitar aglomerações com a volta do funcionamento das lojas com o fim do lockdown inglês, marcado para esta 4ª feira (2.dez).

A permissão para o funcionamento maior das lojas depende das autoridades locais. Jenrick disse no Daily Telegraph que a medida permitirá que as compras de fim de ano sejam mais “prazerosas e seguras”. Com a liberação, as empresas têm a chance escolher se vão utilizar as horas a mais ou não.

Foto: Heidi Fin/Unsplash

Os novos horários poderão ser aplicados de 2ª a sábado, segundo o secretário. O sistema de lockdown nacional será substituído por restrições regionais.

A partir de então, o comércio considerado não essencial poderá voltar a funcionar. Salões de beleza e academias também reabrem. As pessoas terão mais liberdade de circulação e alguns eventos, inclusive esportivos, poderão ser realizados com público (em jogos de futebol, com limite de até 4.000 torcedores).

O Reino Unido tem 1.629.657 casos de covid-19 e 58.448 de mortes até o momento, segundo o medidor Worldometer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES