Comitê expõe regras para retomada econômica em Teresina

Três eixos devem nortear o processo, principalmente no que se refere às empresas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do fortalecimento das discussões em torno de uma reabertura gradual das atividades, o Comitê Gestor da Prefeitura de Teresina sobre o coronavírus (Covid-19) apresentou em videoconferência com os vereadores na terça-feira, 26 de maio, a metodologia a ser trabalhada na construção do protocolo de retomada econômica.

Membro do Comitê, o professor Washington Bonfim, mostrou aos parlamentares os principais pontos a serem observados. Nisto, três eixos devem nortear o processo, principalmente no que se refere às empresas, são eles: distanciamento físico; limpeza e higienização de ambientes. Em tal âmbito, também destaca-se a triagem e rastreamento de contatos em casos de funcionários com testagem positiva para o novo coronavírus, tal como a desinfecção de áreas contaminadas.

“Conviver com essas regras de segurança durante todo 2020. A retomada não significa que tudo será como antes”, frisou Bonfim.

Ainda não há datas definidas para o processo de retomada, as discussões ainda estão ocorrendo e o protocolo aos poucos está sendo construído. Assim, a expectativa é que o regramento classifique as empresas do município em quatro fases, sendo as empresas e serviços da capital em quatro fases que serão avaliadas a cada 14 dias. Sendo a primeira fase abarcando empresas com grande impacto econômico e baixo risco de disseminação do vírus no local de trabalho ou entre clientes; a seguinte abrangendo empresas com menor impacto econômico e baixo risco de disseminação do vírus no local de trabalho ou entre clientes; na sequência vem as empresas com grande impacto econômico e alto risco de disseminação do vírus.  Por último, as empresas com menor impacto econômico e alto risco de disseminação do vírus.

Divulgação

Neste processo será avaliado o risco de contaminação e caso não haja segurança para a sequência, as demais fases podem ser canceladas.

“Não temos ainda um cronograma. O pacto de segurança primeiro pensamento nosso é que para funcionamento dos negócios é necessário pensar na segurança da população, isso tem sido a nossa preocupação fundamental, desde que foi decretado o estado de calamidade e a quarentena”, explicou Bonfim, destacando a abertura para ouvir sugestões e opiniões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES