Como a crise do coronavírus pode mudar para nossas vidas para sempre

Para “achatar a curva” da pandemia do novo coronavírus, muitos países adotaram medidas radicais de distanciamento social.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sensação de que a vida vai mudar por um bom período de tempo começa a se assentar entre nós. Para "achatar a curva" da pandemia do novo coronavírus, muitos países adotaram medidas radicais de distanciamento social.

fábrica - bbcreutrs

As pessoas são incentivadas ou forçadas a se isolar em casa. Em muitos países, as escolas estão fechadas. O mesmo vale para teatros, cinemas, bares e restaurantes. Recomenda-se não viajar, seja por lazer ou por trabalho. Muitas fronteiras estão fechadas.

A maioria das pessoas pode imaginar que todas essas medidas para combater o vírus são temporárias e que em algum momento — em dois, seis ou talvez doze meses — a vida voltará ao normal. Até certo ponto, isso pode ser verdade. Mas muitas mudanças podem ser permanentes.

Sistemas sociais, sejam eles economias inteiras ou organizações individuais, são muito difíceis de mudar. Com o tempo, as empresas se tornam estruturas burocráticas e complexas, com tantas rotinas arraigadas que são quase impossíveis de modificar.

Divisor de águas

As economias geralmente resistem a mudanças radicais. Em vez disso, seguem um caminho que geralmente é marcado por um pequeno evento ou acidente histórico. Mas em tempos de profunda crise, uma janela de oportunidade se abre para mudanças.

Às vezes, essa janela de oportunidade é propositadamente conduzida para mudar o curso das coisas. Por exemplo, após o desastre de Fukushima, no Japão, em 2011, a chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu, sem pensar muito, que a Alemanha deixaria de confiar na energia nuclear.

Em outros casos, mudanças revolucionárias ocorrem quase por acidente, como foi o caso da queda do Muro de Berlim.

1. Viagens de negócios

As viagens de negócios são frequentemente consideradas essenciais para o sucesso das organizações e a eficácia de sua gestão.

Não há dúvidas de que as reuniões presenciais ajudam a construir relacionamentos e confiança, que são cruciais para o sucesso de um projeto.

Mas agora que as empresas e outras organizações são forçadas a reduzir ou interromper radicalmente as viagens de negócios, podem achar que não são tão essenciais, desde que encontrem alternativas que funcionem.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES