A informação foi divulgada pela  FDA dos Estados Unidos, que é como a Anvisa no Brasil. Foi ela que divulgou no final deste domingo(12) um documento que afirma que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 é segura e também totalmente eficaz para crianças menores de 5 anos.

Na quarta-feira haverá uma reunião em que especialistas independentes da FDA vão analisar a autorização de uso emergencial da vacina para crianças pequenas. Após isso será emitido suas orientações da reunião e a FDA decidirá se seguirá ou não o conselho.

A eficácia da vacina da Pfizer para menores de 5 anos é comprovada - Foto: Freepik.com A eficácia da vacina da Pfizer para menores de 5 anos é comprovada - Foto: Freepik.com 

Dados do relatório

O relatório da FDA diz que a vacina foi 75,6% eficaz na prevenção da Covid-19 nos casos sintomáticos em crianças de seis a 23 meses. E teve  82,4% eficácia para crianças entre 2 e 4 anos. No geral, elas foram 80,4% eficazes em uma análise combinada de ambas as faixas etárias, disse a FDA.

“Os dados disponíveis apoiam a eficácia da série primária de 3 doses da vacina Pfizer-BioNTech (3 µg cada dose) na prevenção da Covid-19 na faixa etária de 6 meses a 4 anos”, disse o documento.

Vacina para crianças

No dia 16 de dezembro de 2021, a decisão da Anvisa em aprovar a aplicação da vacina da Pfizer/BioNTech para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos abriu um novo caminho na imunização.

Além da área técnica da Anvisa, especialistas das Sociedades Brasileiras de Infectologia (SBI), de Imunologia (SBI), de Pediatria (SBP) e de Pneumonia e Tisiologia (SBPT) participaram dessa decisão. O anúncio da avaliação técnica feito pela Anvisa na época. Saiba mais sobre a vacina.