Confira quais serviços voltam a funcionar nesta segunda no Piauí

Poderão funcionar hotéis e similares, serviços de alimentação com atendimento presencial e consumo no próprio estabelecimento

Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí publicou o decreto que dispõe e aprova sobre os protocolos e medidas de prevenção para o controle da disseminação do coronavírus para os setores relativos aos serviços de alimentação e bebidas em geral e de Turismo. A partir desta segunda-feira, dia 17, novos setores poderam retomar as atividades cumprindo o protocolo do governo estadual relacionado à segurança sanitária e ao horário de funcionamento. 

Confira quais setores estão autorizados a funcionar:

- Alojamentos (hotéis e similares) 

- Organização de eventos (exceto culturais e esportivos) 

- Serviços de Alimentação e Bebidas em Geral: (Restaurantes a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço; Restaurantes de autosserviço (self service com comida no quilo, self service em rodízio e preço único); Lanchonetes, Casas de Chá, Casas de Sucos, Cafeterias e Sorveterias; Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas.

- Serviço de Turismo: Empresas/estabelecimentos que desenvolvem atividades referentes aos vários ramos e motivações do turismo: como agências de viagem e prestadoras de serviços de interesse turístico, lazer e entretenimento; negócios, eventos e acontecimentos; realizações técnicocientíficas e artísticas; turismo religioso; turismo ecológico, etc.

Hoteis estão autorizados a funcionar no Piauí - Foto: Reprodução

Veja quais atividades continuam suspensas

Ficarão suspensos os serviços de alimentação e consumo presencial em parques, zoológico, praias, bibliotecas e cachoeiras assim como os serviços de turismo nessas localidades. 

Os serviços de turismo também não foram liberados para regiões que são consideradas com alto risco epidemiológico como regiões dos Cocais, Vale de Rios Piauí e Itaueiras, Taboleiros do Alto Parnaíba, Vale do Rio Guaribas, Chapada das Mangabeiras, que compreende as cidades polos de Piripiri, Floriano, Picos e Bom Jesus. As atividades econômicas nas regiões citadas devem seguir o cronograma de reabertura gradual previsto para 8 de setembro de 2020.

Protocolos

Para reabrir os empresários destas áreas precisam seguir um protocolo específico e apresentar seu plano de segurança no Site Pro Piauí. As regras são basicamente sobre distanciamento dos clientes, disposição das mesas, disponibilização de tapetes sanitarizantes, lavatórios e álcool em gel para os clientes, alertas visuais e sonoros, uso obrigatório de máscaras, bem como orientações para os colaboradores.

No Piaui, uma força tarefa tem sido feita para tentar diminuir a proliferação e contágio do Coronavirus e após análise de um Comitê, aos poucos, atividades econômicas estão voltando a funcionar, porém aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis supermercados foram regulamentados. Assim como o atendimento em clinicas, hospitais e laboratórios, escritórios de advocacia e contábeis. Todos os passos que estão sendo dados estão em constante avaliação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES