Conheça o efeito devastador da Covid-19 que só afeta os homens

A Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, pode reduzir significativamente a fertilidade masculina, aponta estudo

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um artigo divulgado na revista científicaReproduction, revela um efeito secundário adverso que afetaos homens que já sofreram de Covid-19, avança o site Tecmundo. Os pesquisadores afirmam que a doença pode afetar negativamente a qualidade do esperma e consequentemente diminuir a fertilidademasculina.

Behzad Hajizadeh Maleki, autor da pesquisa e professor doutorado na Justus Liebig-University, na Alemanha, disse num comunicado à imprensa que esses efeitos secundários tendem a melhorar com o tempo, porém "permaneceram significativa e anormalmente mais elevados nos pacientes Covid-19" que integraram aquele estudo.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram um grupo de 84 homens diagnosticados com Covid-19, e um grupo de controle que incluiu 105 homens saudáveis da mesma faixa etária. Após serem monitorados durante 60 dias, registrou-se um aumento na morte de espermatozoides, da ocorrência de inflamação e de estresse oxidativo.

Segundo o Tecmundo, outra conclusão relevante do estudo remete para o aumento deatividade enzimática ACE2em homens que sofreram de Covid-19. Sendo um aumento significativo, visto que essa enzima é uma proteína que serve como porta de entrada para o SARS-CoV-2 se conectar, invadir e infectar as células humanas.

Allan Pacey, que é também editor-chefe da revistaHuman Fertility, destaca que tal possa tratar-se de uma evidência notória de que a Covid-19 afeta de fato o sistema reprodutivo masculino, considerando que os receptores ACE2 que o vírus usa para se instalar nos pulmões são do mesmo tipo dos encontrados nos testículos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES