Coreia do Norte relata primeira morte por Covid-19

Os dados representam uma admissão sem precedentes de um surto “explosivo” em um país que não havia relatado casos confirmados anteriores desde o início da pandemia

OMS | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos uma pessoa com Covid-19 morreu na Coreia do Norte e centenas de milhares apresentaram sintomas de febre, disse a mídia estatal nesta sexta-feira (13).

Os dados representam uma admissão sem precedentes de um surto "explosivo" em um país que não havia relatado casos confirmados anteriores desde o início da pandemia, e pode marcar uma grave crise de saúde pública, econômica e política para o regime isolado.

Pessoas usando máscara (Foto: Reuters)

O novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que assumiu o cargo esta semana, planeja fornecer vacinas contra a COVID-19 e outros apoios médicos aos norte-coreanos, e seu governo discutirá detalhes com Pyongyang, disse sua porta-voz na sexta-feira, sem dar mais detalhes.

Yoon disse a repórteres mais tarde na sexta-feira que planeja propor a realização de negociações em nível de trabalho com a Coreia do Norte por meio do ministério de unificação do país, que lida com assuntos intercoreanos, disse o jornal sul-coreano News1.

Especialistas disseram que, dadas as limitadas capacidades de teste da Coreia do Norte, os números divulgados até agora provavelmente representam uma pequena fração das infecções, o que pode levar a milhares de mortes em um dos dois únicos países do mundo sem uma campanha de vacinação contra o COVID-19.

Cerca de 187.800 pessoas estão sendo tratadas em isolamento depois que uma febre de origem não identificada "se espalhou explosivamente por todo o país" desde o final de abril, informou a agência de notícias oficial KCNA.

Cerca de 350.000 pessoas mostraram sinais dessa febre, incluindo 18.000 que relataram esses sintomas na quinta-feira, disse a KCNA. Cerca de 162.200 foram tratados, mas não especificou quantos deram positivo para COVID-19.

Pelo menos seis pessoas com sintomas de febre morreram, com um desses casos confirmado por ter contraído a variante Omicron do vírus, disse a KCNA.

Kee Park, da Harvard Medical School, que trabalhou em projetos de saúde na Coreia do Norte, disse que o país está testando cerca de 1.400 pessoas por semana, o que não é suficiente para pesquisar 350.000 pessoas com sintomas.

"O que é mais preocupante é o grande número de pessoas sintomáticas", acrescentou. “Usando uma taxa de mortalidade de casos conservadora de 1% e assumindo que o aumento é devido a uma variante Omicron do COVID-19, a Coreia do Norte pode esperar 3.500 mortes por esse surto”.

'GRAVE EMERGÊNCIA'

O líder norte-coreano Kim Jong Un visitou o centro de comando antivírus na quinta-feira para verificar a situação e as respostas depois de declarar um "grave estado de emergência" e ordenar um bloqueio nacional, disse a KCNA. consulte Mais informação

O líder norte-coreano Kim Jong Un visita a Sede Estadual de Prevenção de Epidemias de Emergência, enquanto a Coreia do Norte relata seu primeiro surto da doença de coronavírus (COVID-19), em Pyongyang

Pessoas usando máscaras protetoras viajam em meio a preocupações com a nova doença de coronavírus em Pyongyang, Coreia do Norte

A mídia estatal disse que o surto começou na capital, Pyongyang, no final de abril, sem detalhar as possíveis causas. A cidade sediou vários grandes eventos públicos nos dias 15 e 25 de abril, incluindo um desfile militar e grandes reuniões onde a maioria das pessoas não usava máscaras.

Kim, que participou de alguns desses eventos, "criticou que a propagação simultânea da febre com a área da capital como centro mostra que há um ponto vulnerável no sistema de prevenção de epidemias que já estabelecemos", disse a KCNA.

Kim disse que isolar e tratar pessoas com febre é uma prioridade, enquanto pede métodos e táticas de tratamento científico e medidas para fornecer medicamentos.

Em outro despacho, a KCNA disse que as autoridades de saúde estão tentando organizar sistemas de teste e tratamento e reforçar o trabalho de desinfecção.

A rápida disseminação do vírus destaca o potencial de uma grande crise em um país que carece de recursos médicos e recusou ajuda internacional com vacinas, mantendo suas fronteiras fechadas.

Analistas disseram que o surto pode piorar a já difícil situação alimentar do país este ano, com o bloqueio dificultando sua “luta total” contra a seca e a mobilização de trabalhadores. consulte Mais informação

PEDIDOS DE AJUDA

A Coreia do Norte disse no ano passado que desenvolveu seu próprio equipamento de reação em cadeia da polimerase (PCR) para testes de COVID. Mas recusou o fornecimento de vacinas do programa de compartilhamento global COVAX e da China, possivelmente deixando a grande maioria das pessoas em uma sociedade relativamente jovem com maior risco de infecção. consulte Mais informação

Até agora, a Coreia do Norte não divulgou nenhum novo pedido de ajuda para combater o surto, mas alguns observadores estavam otimistas de que a divulgação era um sinal de que o governo em breve aceitaria vacinas ou outras ajudas.

A promessa de apoio de Yoon veio um dia depois que Kwon Young-se, seu indicado para ser o ministro da unificação, disse em sua audiência de confirmação que pressionaria por assistência humanitária para o Norte, incluindo tratamento COVID, seringas e outros suprimentos médicos.

Um porta-voz do Ministério da Unificação disse na sexta-feira que cerca de 95,4 bilhões de wons (US$ 74,1 milhões) de um fundo de cooperação inter-coreano foram destinados para facilitar os intercâmbios na área médica e de saúde.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que não tem planos de enviar vacinas para a Coreia do Norte, mas apoiou os esforços internacionais para fornecer ajuda a pessoas vulneráveis, pedindo a Pyongyang que facilite esse trabalho. consulte Mais informação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES