Coronavírus: ANVISA monitora portos, aeroportos e fronteiras do Brasil

De acordo com a agência, já estão sendo adotadas medidas de orientação e controle de viajantes nos pontos estratégicos do país.

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há pouco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA divulgou nota sobre a atuação em portos, aeroportos e fronteiras do Brasil na tentativa de impedir a entrada do coronavírus (nCoV). As informações são do Último Instante.

De acordo com a agência, já estão sendo adotadas medidas de orientação e controle de viajantes nos pontos estratégicos do país. Até o momento, não há recomendação de restrições de viagem.

A Anvisa definiu a orientação das equipes de vigilância sanitária e dos postos médicos dos pontos de entrada para a detecção de casos suspeitos e utilização de equipamento de proteção individual (EPI), conforme descrito nos protocolos para capacidade e resposta a eventos de saúde pública.

Crédito: Jason Lee/ Reuters

– Aumento da sensibilidade para detecção do novo coronavírus (nCoV).
– Reforço das orientações para notificação imediata de casos suspeitos do nCoV nos pontos de entrada.
– Intensificação dos procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme protocolos.

A agência brasileira está acompanhando as orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Crédito: Getty Images

Alerta da Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde emitiu, no dia 20 de janeiro, um alerta aos seus países-membros sobre o novo coronavírus (nCoV). A recomendação é que “os profissionais de saúde tenham acesso a informações atualizadas sobre a doença. Os trabalhadores também devem estar familiarizados com os procedimentos para obter informações sobre o histórico de viagens de um paciente, a fim de conectar essas informações aos dados clínicos”.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Aeroporto Internacional de Gurarulhos, São Paulo, o maior do Brasil, as operações de controle de fluxo de embarque e desembarque de voos internacionais seguem normais. Entretanto, o alerta segue para as orientações da ANVISA na área de imigração do aeroporto.

Sobre o Coronavírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV). A primeira epidemia desse vírus ocorreu em 2003, quando vitimou mais de 800 pessoas em vários países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES