Coronavírus: CBF quer testes em jogadores de 180 times do Brasil

Médicos de clubes das séries A a D, no masculino, e em duas divisões, no feminino, vão preencher formulário.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Envolvida em análise de um calendário a cada dia mais imprevisível, a CBF planeja auxiliar as autoridades de saúde nos estudos do coronavírus. Dentro do protocolo médico nacional, a entidade prevê os testes em jogadores - e familiares que morem na mesma residência - e estafe de 180 clubes pelo país, das séries A a D (20 nas três primeiras divisões e 68 na última) no masculino e mais 52 no feminino (16 equipes na A1 e mais 36 na A2). Os dados serão enviados ao Ministério da Saúde. As informações são do Globo Esporte.

São dois objetivos com a realização dos testes. Um deles, claro, identificar no teste de anticorpos IgG e IgM - siglas para classificar nível de infecção ou imunização nos pacientes - a condição de cada atleta. O outro, fazer um estudo de prevalência setorial - o que quer dizer, formar base epidemiológica de um pequeno grupo determinado. Análise do perfil dentro de grupo de atletas, no caso.

A intenção é proteger este segmento sem comprometer outras pessoas - o que significa manter precauções de contato com o vírus. Bom lembrar que ainda há dúvidas sobre o comportamento do vírus - no que diz respeito à reinfecção de uma pessoa anteriormente infectada -, além de outras questões sobre a aquisição e custos de testes para coronavírus. O protocolo nomeia 17 laboratórios no país credenciados pela Anvisa para vender os kits.

Os médicos de cada clube devem enviar formulários - terão cada qual registro de login e senha para preencher diretamente em sistema interno da CBF - com todas informações possíveis sobre os jogadores - dados pessoais completos, além de descrição de sintomas, tipo de teste realizado, o resultado do teste e a evolução do paciente.

Clubes em mais de 100 municípios pelo país

No protocolo de alguns estados - de modelo semelhante ao documento que ainda vai ser distribuído para federações de todo país - , há destaque para esta "fase de acompanhamento". Os testes nesses 180 times pelo país englobam mais de 100 municípios em território nacional, o que pressupõe realidades das mais distintas.

Os estudos sobre a epidemia mostram que 80% da população vai pegar coronavírus e não vai apresentar sintomas ou vai ter apenas sintomas leves. Com esses dados estatísticos, as autoridades sanitárias podem ter mais informações para eventual flexibilização do distanciamento social. A partir dos testes, ainda é possível que grupo maior de jogadores treine junto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES