Coronavírus: Estado de SP registra 197 novas mortes em 24 horas

Já são 54.286 casos confirmados da doença no estado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mortes pelo novo coronavírus no estado de São Paulo subiu para 4.315 nesta quinta-feira (14), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Foram 197 novos óbitos registrados em 24 horas, o que representa aumento de 5% em relação ao dia anterior, quando o estado ultrapassou a barreira dos 4 mil mortos pela doença.

No total, já são 54.286 casos confirmados da doença no estado. Foram 3.189 novos casos em 24 horas, o que representa aumento de 6% em relação ao dia anterior.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, já são praticamente 10 mil pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 na rede hospitalar. São 3.884 pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 6.110 em enfermarias (9.994 no total).

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 69%, mas já chega a 85,5% na Grande São Paulo. Alguns grandes hospitais da capital já atingiram a capacidade máxima.

"Eu quero chamar atenção pra isso: nós temos 4.315 óbitos pra 54 mil pessoas diagnosticadas, que dá aproximadamente 8%. 8% das pessoas que foram diagnosticadas vieram a óbito e não foi por falta de leitos de UTI, porque isso não está acontecendo no estado de São Paulo. É porque cada dia que passa nós entendemos que a doença é mais grave, o vírus é mais agressivo do que parecia no inicio da pandemia", afirmou em coletiva de imprensa nesta quinta Paulo Menezes, diretor do Controle de Doenças de São Paulo.

Segundo o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Júnior, a taxa de mortalidade em São Paulo é ainda mais alta considerando apenas pacientes graves. Um em cada cinco internados em UTI por Covid-19 em São Paulo morre.

"Nos hospitais da administração direta o fato é que nós temos uma faixa de mortalidade em UTI em torno de 20%, o que isso quer dizer? Quer dizer que de cada cinco pacientes que vão para UTI, um paciente não volta para casa", afirmou.

Amanda Perobelli/Reuters 

Isolamento social X colapso na saúde

Menezes também reforçou a importância do isolamento social. "Acho que a gente precisa entender que o isolamento social não é só em função de dar tempo de ter leitos com respiradores, mas é a única coisa que nós podemos fazer para evitar que as pessoas peguem o vírus que causa em uma parte delas uma doença muito grave e que pode vir a óbito, ou causar lesões até irreversíveis com sequelas."

Nesta quarta-feira (13), a taxa de de isolamento social se manteve em 47% no estado e 48% na capital. O rodízio de veículos ampliado e mais restritivo na cidade de São Paulo ainda não resultou em elevação dos índices.

Os valores continuam abaixo da meta estipulada pelo governo de 55% a 60% para reconsiderar a flexibilização do fechamento do comércio não essencial. A taxa ideal de isolamento social estipulada pelas autoridades de saúde para conter o avanço da doença e não sobrecarregar o sistema de saúde é de 70%. Mas o estado nunca atingiu essa meta, registrando a melhor taxa de 59% apenas em alguns domingos.

.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES